Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, fez duras críticas à presença do Mirassol na Série A do Campeonato Brasileiro em 2025.
O que aconteceu
Evandro afirmou que o Mirassol "não é clube de Série A". O cartola questionou como será o investimento e quem irá acompanhar aos jogos do clube do interior de São Paulo.
Veja aí, o Mirassol, Série A... Não tenho nada contra o Mirassol, conheço a cidade, mas o que é que danado o Mirassol vai fazer em Série A de Campeonato Brasileiro? Quem é que vai pagar? Quem é que vai investir? Quem é que vai assistir ao Mirassol jogando Série A? Mirassol não é clube de Série A [...] Não existe isso, não é lugar de clube pequeno, não é lugar de clube sem bandeira, sem história, sem tradição, sem um século, não é. Evandro Carvalho em entrevista ao canal De Primeira
O presidente da FPF disse que quer uma "regra" que proteja equipes mais tradicionais. Ele citou exemplos de times que considera da elite.
Classificação e jogos
Clube de Série A é Flamengo, Corinthians, não sei o quê, não sei o quê, e no segundo escalão, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Sport... Eu não tenho nada contra clube de empresário, não, mas deveria ter regra [a favor de clubes com tradição], como tivemos outrora, na época de Ricardo Teixeira. Nós deveríamos ter travas de segurança que fizessem com que a Série A fosse blindada para você privilegiar [clubes de torcida]. As pessoas acham isso errado, dizem que é politicamente incorreto, mas eu sou pragmático. Imagina se daqui a pouco eu estiver na Série A: Mirassol, Novorizontino, Athletic.
Mirassol consegue acesso inédito
O Mirassol foi o vice-campeão da Série B de 2024 e conquistou seu primeiro acesso à elite do Brasileirão. A equipe paulista subiu ao lado de Santos, Ceará e Sport.
O time do interior de São Paulo chega à elite com projeto de sucesso. O clube investiu pesado em um CT moderno e vem colhendo os frutos. O Leão disputa a elite do Campeonato Paulista e teve ascensão meteórica no cenário nacional.
O Mirassol foi campeão brasileiro da Série D em 2020 — taça conquistada em 2021 devido à pandemia —, levantou o título da Série C em 2022, se estabilizou na Série B em 2023 e subiu à elite em 2024.
O Mirassol joga no José Maria de Campos Maia, que tem capacidade para cerca de 15 mil torcedores. Isso significa que, caso lote seu estádio com todos os habitantes da cidade, o clube terá em sua casa quase 25% de sua população local.
Nesta temporada, a média de público no "Maião" foi de pouco mais de 3 mil torcedores — quase 5%, portanto, dos munícipes.
65 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Jose Luiz Monteiro
Presidente, o senhor deveria preocupar-se com o fato de dois dos três principais times do seu estado estarem, como a minha Portuguesa, em situação deplorável. O senhor administra o futebol pernambucano onde é disputado um campeonato de baixo nível e talvez não saiba o que realmente significa administração e planejamento. Acredito que o senhor poderia fazer um estágio em Mirassol e aprender a trabalhar mais e falar menos.
Silvano Nogueira Pacheco
Esse cara não lembra do São Caetano que chegou a final do Brasileiro (Torneio João Havelange) de 2000 e ainda foi a final da Libertadores de 2002 contra o Olympia do Paraguai. Não lembra que o Guarani foi campeão brasileiro em 1978.
Claudio Luiz Pessuti
Ah, ok, então estas disputas de série B , série A, série C é tudo farsa, pois não adianta conseguir na bola o acesso, tem que ter "história", "torcida". blá, blá ....só chorando mesmo...