Palmeiras não deixa Botafogo disparar, mas vitória vem com alerta para Abel
O Palmeiras venceu o Vasco no fim de semana e não deixou o Botafogo disparar na liderança do Brasileirão. No entanto, o triunfo alviverde fez Abel Ferreira e sua comissão técnica ligarem um sinal de alerta.
O que aconteceu
O Palmeiras sentiu peso dos desfalques e teve um desempenho bem abaixo em relação aos últimos jogos. Marcos Rocha (mialgia no músculo adutor da coxa direita), Caio Paulista (suspenso) e Estêvão (lesão na coxa esquerda), titulares na sequência avassaladora contra Cuiabá, Athletico-PR e Criciúma, foram baixas, e o time fez uma partida bem burocrática — não sofreu, mas também não fez um bom jogo ofensivamente sem Estêvão, artilheiro e melhor garçom da equipe na competição.
A situação não deve melhorar para próxima rodada. Abel já sabe que não contará com Richard Ríos para o jogo contra o Atlético-MG no próximo fim de semana por causa de um terceiro cartão amarelo. Além disso, existe um pessimismo em relação à presença de Marcos Rocha e Estêvão por conta das lesões. Caio Paulista pode retornar ao time.
Veiga foi o escolhido para a vaga de Estêvão no time titular, mas o desempenho foi longe de ser o mesmo. Abel Ferreira explicou na coletiva as diferenças entre os dois atletas e ressaltou que Veiga precisou fazer um jogo com mais obrigações defensivas do que o jovem de 17 anos.
Classificação e jogos
Sem o Estêvão, eu queria que jogasse um esquerdo na direita. O Veiga é quase um ponta construtor. Não vou pedir ao Veiga para ser Estêvão, peço ao Veiga que seja o Veiga. Ele é um ponta construtor. O Estêvão é um ponta desequilibrador. O Veiga, na minha opinião, fez um jogo com muito compromisso defensivo e quando teve a oportunidade de ter a bola vir pra dentro para desequilibrar com o Ríos e o Giay. Fizemos um bom jogo. Abel Ferreira.
Mesmo com desfalques, o setor defensivo seguiu sem ser vazado. Com o 1 a 0 contra o Vasco, o Alviverde chegou a quatro jogos sem sofrer gols mesmo com desfalques nas duas laterais. Vanderlan e Giay jogaram e não comprometeram. O zagueiro Gustavo Gómez foi um dos melhores em campo com mais uma grande partida.
Vantagem do líder é curta, mas Abel prega cautela
No ano passado, o Palmeiras precisou tirar uma vantagem gigante de pontos para ficar com o título. Neste momento, a diferença para o Botafogo é de apenas três pontos — com um confronto direto no Allianz Parque a ser realizado.
Para Abel Ferreira, o Alviverde precisa seguir jogando um jogo de cada vez para manter o sonho do tricampeonato consecutivo vivo.
Feliz ou infelizmente, fomos eliminados da Libertadores e da Copa do Brasil. Temos que pensar em um jogo de cada vez. Neste momento, o Botafogo está na frente por méritos próprios, e nós vamos (fazendo a nossa parte) jogo a jogo. Não podemos mentir, o Palmeiras entra para ganhar todas as competições
O Palmeiras só volta a campo no próximo sábado (28), às 18h30 (de Brasília), contra o Atlético-MG, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no interior de São Paulo. O Allianz Parque não estará disponível por conta do show de Eric Clapton, no dia 29.
12 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Gustavo Baroni Neto
Você quer criar crise no Palmeiras escrevendo isso. O time tem vencer contra tudo e todos, pois estão trabalhando muito para o Botafogo com arbitragem e VAR
Marco Antonio Vidal
A comissão técnica do Palmeiras é excelente mas uma coisa certa Abel, como foi o jogador, gosta de respeitar a hierarquia e ontem o que precisava no lugar do Estevão era ousadia, alguém que entrasse na ponta como Estevão faz de forma agressiva e o que ele mudou foi um time que afundava para o meio tanto da esquerda quanto da direita, inclusive limitando a movimentação do Maurício que vinha jogando muito bem nas últimas partidas na armação
Jose Donizete de Oliveira
Se o Abel não fosse tão teimoso, o Palmeiras não teria sofrido pressão do Vasco no segundo tempo, demora muito pra fazer substituições e, mexe errado no time!!!