Topo

Chegada de reforços indica briga acirrada em setores do Fla de Sampaoli

Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, durante o jogo contra o Racing, pela Libertadores - Alexandre Loureiro/AFP
Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, durante o jogo contra o Racing, pela Libertadores Imagem: Alexandre Loureiro/AFP
Igor Siqueira e Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/07/2023 04h00

Ativo na janela de transferências neste meio do ano, o Flamengo anunciou reforços e vê a briga por vaga na equipe de Jorge Sampaoli ficar mais acirrada para o restante da temporada.

O que aconteceu

O goleiro Rossi, o volante Allan e o atacante Luiz Araújo já estão regularizados junto à CBF.

Eles já estão à disposição da comissão técnica, e Luiz Araújo pode até estrear.

A diretoria admite ainda interesse em Claudinho, do Zenit, e aguarda o desenrolar do interesse em De la Cruz, do River Plate.

Quem fica fragilizado?

Efeito Rossi. No caso da posição sob as traves, Rossi tinha um pré-contrato desde janeiro, e chega em momento de alta do jovem Matheus Cunha. Vale lembrar que o experiente Santos era o titular no setor até há algumas semanas, mas perdeu espaço com a nova comissão.

Efeito Allan. Allan, que estava no Atlético-MG, foi um pedido de Sampaoli, com quem trabalhou no próprio Galo. No setor, atualmente, o treinador vem utilizando Thiago Maia e Pulgar. O chileno, inclusive, conseguiu engrenar e ganhou prestígio sob o comando de Sampaoli.

Efeito Luiz Araújo. Já no caso de Luiz Araújo, a dor de cabeça pode ser maior. Recuperado após grave lesão, Bruno Henrique vem recuperando protagonismo. Já Cebolinha ainda tenta uma sequência maior no time inicial. Outra opção é Everton Ribeiro, um dos líderes do elenco, mas que já chegou a ser barrado pelo treinador.

Rotação no time

Caso necessário, colocar nomes mais pesados no banco não chega a ser uma novidade na passagem de Sampaoli pela Gávea. Antes "intocável", Arrascaeta já deixou de ser escalado, assim como o atacante Pedro, que esteve na seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo do ano passado.

As chegadas acontecem ainda em meio a certa reformulação. Recentemente, Marinho se despediu do Rubro-Negro, enquanto Vidal e Varela ainda têm futuros incertos.

Mais reforços?

Marcos Braz, vice de Futebol, atualizou a situação de mercado em coletiva na última segunda-feira. Ele admitiu que o clube tem interesse no meia Claudinho, que está no Zenit, da Rússia.

"Fizemos alguns procedimentos com relação a falar com o empresário, ver de fato o tamanho do apetite, do empenho que o jogador poderia fazer para colaborar, ajustar para essa contratação", disse.

O dirigente também ressalta que aguarda novos capítulos na conversa com De la Cruz para saber se será possível ir à frente com as tratativas.

"O Flamengo entende que é um jogador qualificado, mas o River Plate sentou em cima da multa contratual, que é de US$ 16 milhões [cerca de R$ 76,7 milhões]. Isso o Flamengo não entende que seja razoável pagar. Ou partimos para uma negociação ou o jogador não vem", indicou.