Topo

Paulista - 2023

Artur marca, Bragantino domina e vence o Corinthians na estreia de Lázaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

15/01/2023 18h06

O Red Bull Bragantino venceu o Corinthians por 1 a 0, hoje (15), no Abi Chedid, pela primeira rodada do Paulistão 23. O resultado frustrou a estreia de Fernando Lázaro como técnico efetivo do Alvinegro paulista.

  • O gol da vitória foi marcado por Artur, aos 29 minutos do segundo tempo.
  • O Bragantino foi superior no confronto, enquanto o Corinthians se mostrou praticamente inofensivo. O primeiro chute dos visitantes só saiu após 40 minutos de jogo, com Róger Guedes.
  • Cássio, por sua vez, foi o melhor corintiano em campo e salvou a equipe diversas vezes -- ele não teve culpa no gol adversário.
  • Fausto Vera torceu o tornozelo direito no final do primeiro tempo e precisou ser substituído antes do intervalo. O volante saiu de campo caminhando e iniciou tratamento com gelo no banco de reservas.
  • O duelo também marcou a estreia do português Pedro Caixinha no comando do Bragantino.
  • Com o resultado, o Corinthians assume provisoriamente a lanterna do Grupo C, enquanto o Bragantino fica em terceiro do Grupo A.
  • O próximo compromisso do clube do Parque São Jorge será contra o Água Santa, na quarta (18), às 19h30, na Neo Química Arena. Já o Bragantino visita o São Bernardo, às 19h do mesmo dia.

Curiosidade: O Corinthians teve a sua primeira derrota sob o comando de Lázaro. Com ele como interino, o clube havia somado seis vitórias e um empate.

Cássio quase salva, mas Artur vira protagonista na estreia de Lázaro

Fernando Lázaro teve duas ausências de destaque em seu primeiro jogo como técnico efetivo: o meia Renato Augusto e o atacante Yuri Alberto. Enquanto o camisa 8 do Corinthians realiza cronograma especial de preparação, o atacante não conseguiu ser inscrito a tempo para a partida — assim como Matheus Bidu e Angel Romero.

Sem a presença de dois dos principais jogadores da equipe, o Corinthians teve dificuldade tanto na criação como na conclusão das jogadas. A equipe foi lenta e teve muitos erros de passes. Além disso, a estratégia de deixar o adversário com a bola para explorar os contra-ataques não deu certo.

O Bragantino, que também teve a estreia de seu técnico, Pedro Caixinha, foi superior no confronto. A equipe encurralou o adversário e criou diversas chances para inaugurar o placar até a metade do segundo tempo, mas parava no paredão corintiano.

Artur, mais uma vez, foi o grande nome do Bragantino. Ele vinha tendo uma atuação de destaque e foi recompensado com o gol que definiu a partida.

Na reta final do jogo, torcedores do Corinthians acenderam sinalizadores e protestaram contra o preço dos ingressos. Uma faixa com o escrito "Mercenários, não vamos aceitar ingressos" foi exibida na arquibancada. A partida ficou paralisada por quase cinco minutos.

protesto - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Torcida do Corinthians protesta contra preço dos ingressos na partida contra o Bragantino, pelo Paulistão 2023
Imagem: Diogo Reis/AGIF

Gol

1x0. Aos 29' do segundo tempo, Hurtado teve espaço pela direita e fez um cruzamento. A bola passou pela área e encontro Artur, sozinho no segundo pau, que se esticou para empurrar para dentro.

Ficha técnica

Red Bull Bragantino 1 x 0 Corinthians

Torneio: 1ª rodada do Campeonato Paulista

Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Data e hora: 15 de janeiro de 2023, às 16h (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus

VAR: Thiago Duarte Peixoto

Gol: Artur (RBB), aos 29 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Fagner (COR), Gil (COR) e Juninho Capixaba (RBB)

Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera (Cantillo), Du Queiroz (Roni), Maycon e Giuliano; Róger Guedes e Júnior Moraes (Wesley). Técnico: Fernando Lázaro.

Red Bull Bragantino: Cleiton; Andrés Hurtado (Aderlan), Kevin, Natan e Juninho Capixaba; Raul, Matheus Fernandes e Praxedes (Luan Cândido); Artur, Alerrandro (Welliton) e Sorriso (Werik Popó). Técnico: Pedro Caixinha.