Topo

Em jogo de 5 gols, Itália vence Holanda e fica em 3º na Liga das Nações

Federico Dimarco comemora gol feito pela Itália contra a Holanda na disputa de 3º lugar da Liga das Nações - Claudio Villa/Getty Images
Federico Dimarco comemora gol feito pela Itália contra a Holanda na disputa de 3º lugar da Liga das Nações Imagem: Claudio Villa/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

18/06/2023 12h02

Classificação e Jogos

Em jogaço com emoção até o final, a Itália venceu a Holanda por 3 a 2 e encerrou sua participação na Liga das Nações da Uefa com a medalha de bronze neste domingo (18).

O que aconteceu

A seleção italiana garantiu a vitória em plena casa da Holanda, no Estádio De Grolsch Veste, pela disputa do 3º lugar da Nations. Os gols foram marcados por Dimarco, Frattesi e Chiesa para a Itália, e Bergwijn e Wijnaldum para a Holanda.

As duas seleções voltam a campo em setembro para a próxima data Fifa, pela sequência das Eliminatórias para a Euro.

Ambas foram derrotadas nas semifinais na última semana. A Holanda caiu em casa para a Croácia por 4 a 2, após prorrogação. A Itália perdeu para a Espanha por 2 a 1.

Espanha e Croácia fazem a grande final da Nations ainda hoje, às 15h45 (de Brasília).

Como foi o jogo

O confronto estava bem aberto nos minutos iniciais, mas a Itália foi muito mais efetiva quando teve a chance. Os comandados de Mancini abriram o placar logo aos seis minutos, embora tivessem menos posse que os holandeses.

Depois do primeiro gol, a Itália ficou mais confortável, enquanto os holandeses se mostravam afobados. Não demorou muito até que o segundo gol italiano saísse, desta vez com Frattesi, aos 20 minutos.

No restante do primeiro tempo, foi pressão dos dois lados. Com maior imposição no campo do adversário, vieram chutes perigosos, com Dimarco para a Itália e Gakpo para a Holanda. O lado laranja investia mais nos cruzamentos, enquanto os azuis focavam nos contra-ataques em velocidade.

O segundo tempo começou a todo vapor, com domínio holandês. Com três substituições no intervalo, a equipe de Koeman demonstrou mais ímpeto e, em grande oportunidade, Gakpo parou em Donnarumma. A Itália também chegava, mas era mais tímida.

Holanda consegue diminuir e traz a Itália de volta para o confronto. Os holandeses passaram a aproveitar um certo desleixo italiano e pressionaram bastante, até chegar ao gol de Bergwijn. Duelo voltou a ficar mais equilibrado, e a Azzurra colocou novamente dois tentos de vantagem com Chiesa.

E os momentos finais da partida foram pra lá de tensos. Ao longo dos nove minutos de acréscimos, aconteceram pequenas confusões, a Holanda diminuiu e até quase empatou, enquanto o italiano Zaniolo perdeu um gol incrível com o gol vazio.

Gols

Dimarco abre o placar com belo chute. Retegui tentou dar uma bicicleta após cruzamento da direita na grande área, mas a bola passou direto e sobrou para Raspadori, que ajeitou de calcanhar para Dimarco acertar uma trivela de primeira.

Frattesi amplia em lance polêmico. Gnonto recebeu uma bola esticada na entrada da área e finalizou meio travado pelo adversário, mas a bola desviou e sobrou limpa para Frattesi, cara a cara com o goleiro, que apenas teve o trabalho de escorar. Os holandeses pediram impedimento de Frattesi e falta de Gnonto no momento do chute, mas o árbitro validou o gol após consultar o VAR.

Holanda pressiona e consegue diminuir com Bergwijn. Após cruzamento de Gakpo, a zaga italiana afastou mal e bola parou nos pés de Bergwijn, que fintou um defensor e fuzilou para o fundo das redes.

Reação rápida e Chiesa reconforta Itália. O meia-atacante fez bela jogada em velocidade pela esquerda e finalizou na saída de Bijlow para ampliar.

Weghorst tem gol invalidado, mas depois Holanda consegue diminuir. O centroavante estava em posição irregular, quando recebeu a bola na frente de Donnarumma, em cobrança de falta desviada. Wijnaldum, por sua vez, teve chance similar e balançou as redes, assustando os italianos no final do jogo.

Wout Weghorst balançou as redes, mas teve o gol anulado pelo VAR na partida contra a Itália - ANP/ANP via Getty Images - ANP/ANP via Getty Images
Wout Weghorst balançou as redes, mas teve o gol anulado pelo VAR na partida contra a Itália
Imagem: ANP/ANP via Getty Images

FICHA TÉCNICA

Holanda 2 x 3 Itália

Competição: Liga das Nações da Uefa 2023 - Disputa de 3º e 4º lugar
Local: Estádio De Grolsch Veste, em Enschede - Países Baixos
Data e horário: 18 de junho de 2023, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Glenn Nyberg (SUE)
Cartões amarelos: Dimarco, Barella e Acerbi (ITA)
Gols: Dimarco (aos 6 minutos do primeiro tempo), Frattesi (aos 20 minutos do primeiro tempo), Bergwijn (aos 23 minutos do segundo tempo), Chiesa (aos 27 minutos do segundo tempo) e Wijnaldum (aos 44 minutos do segundo tempo)

HOLANDA: Bijlow; Dumfries, Van Dijk, Geertruida (Wijnaldum), Aké; Wieffer (Veerman), Xavi Simons (Koopmeiners), F. De Jong; Noa Lang (Weghorst), Gakpo e Malen (Bergwijn). Técnico: Ronald Koeman

ITÁLIA: Donnarumma; Buongiorno, Rafael Toloi, Acerbi, Dimarco (Spinazzola); Verratti (Barella), Cristante, Frattesi; Gnonto (Zaniolo), Raspadori (Chiesa) e Retegui (Pellegrini). Técnico: Roberto Mancini