Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Liga das Nações: Algoz do Brasil brilha, Croácia bate Holanda e vai à final

Bruno Petkovic, da Croácia, comemora após marcar na prorrogação contra a Holanda, pela semifinal da Liga das Nações - Christof Koepsel/Getty
Bruno Petkovic, da Croácia, comemora após marcar na prorrogação contra a Holanda, pela semifinal da Liga das Nações Imagem: Christof Koepsel/Getty
André Martins e Arthur Macedo

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/06/2023 18h22

Classificação e Jogos

A Croácia está na final da Liga das Nações 2022/23 com brilho de Bruno Petkovic. A seleção croata bateu a Holanda na prorrogação por 4 a 2, em Roterdã, e avançou para a decisão do torneio europeu.

Kramaric, Pasalic, Petkovic e Modric fizeram os gols da vitória. Os dois primeiros tentos viraram o placar parcialmente, aos 8 e aos 28 do segundo tempo, e os demais saíram aos 8 do primeiro tempo extra e aos 10 do segundo.

Algoz da seleção brasileira no Qatar, Petkovic decidiu o confronto na prorrogação com um gol e um pênalti sofrido — ele também teve outro tento anulado nos minutos finais. O camisa 17 saiu do banco de reservas para levar a Croácia à final inédita.

Malen e Lang marcaram para os holandeses. A seleção mandante inaugurou o placar com 33 minutos do primeiro tempo e forçou a prorrogação aos 49 do segundo.

A Croácia vai à sua primeira decisão da Liga das Nações e busca estrear a sua galeria de títulos oficiais. A seleção croata bateu na trave no Mundial de 2018, no vice para a França, na vez em que chegou mais perto de conquistar sua primeira taça.

A final será disputada no domingo (18), contra o vencedor de Espanha x Itália, às 15h45 (de Brasília). A definição da segunda semifinal ocorrerá amanhã (15), com início às 15h45.

Já a Holanda volta a campo no mesmo dia para a decisão do terceiro lugar, às 10h. A Laranja Mecânica foi vice-campeã na primeira edição do torneio, na temporada 2018/19.

Como foi o jogo

holanda x croacia - JOHN THYS/AFP - JOHN THYS/AFP
Cody Gakpo (Holanda) e Domagoj Vida (Croácia) disputam bola na semifinal da Liga das Nações.
Imagem: JOHN THYS/AFP

Com ambas as equipes cautelosas, o duelo demorou a esquentar. As duas seleções rodavam a bola na defesa, no centro e na intermediária, alternando momentos de posse, mas criavam pouco no ataque.

A Holanda desequilibrou e inaugurou o placar em seu primeiro chute a gol. O time da casa conseguiu se sobressair na reta final do primeiro tempo, teve paciência e foi para o intervalo em vantagem.

A Croácia reagiu no segundo tempo e virou a partida. Os visitantes aproveitaram um vacilo de Gakpo para descontar, de pênalti, e depois pressionaram a saída de bola até marcar o segundo.

O duelo foi para a prorrogação com o empate da Laranja Mecânica no último minuto. A ofensiva dos comandados por Koeman funcionou no limite dos acréscimos e deixou o jogo em aberto.

Petkovic brilhou no tempo extra para decretar a vitória de sua seleção. O camisa 17 foi decisivo em mais um jogo de mata-mata ao marcar o terceiro e sofrer o pênalti que culminou no quarto — ele foi o autor do gol do empate que culminou na eliminação do Brasil nos pênaltis nas quartas da Copa do Mundo do Qatar

Gol e destaques

Holanda chega com perigo. Aos 31', Aké fez lançamento da própria área. Koopemeiners ganhou na velocidade, invadiu a área e bateu firme, mas mandou por cima do travessão.

1x0. Aos 33', a Laranja Mecânica envolveu a Croácia com passes curtos na esquerda do ataque até Aké encontrar Wieffer na entrada da área. O meia ameaçou o chute e acionou Malen na direita, que bateu cruzado, rasteiro, para inaugurar o placar.

Quase o empate. Aos 3' do segundo tempo, Modric lançou Kramaric pela esquerda. O camisa 9 partiu para cima da marcação e bateu com efeito, mas a bola passou rente à trave esquerda.

Pênalti e 1x1. Aos 8', Gakpo foi desarmado e derrubou Modric na área. Kramaric foi para a cobrança, deslocou o goleiro e acertou o meio do gol, igualando o marcador.

2x1. Aos 28', Ivanusec foi acionado na esquerda da área, teve calma para segurar o jogo e surpreendeu com um cruzamento à meia-altura. Com espaço, Pasalic apenas desviou dentro da pequena área e virou a partida.

2x2. Aos 49' da etapa final, praticamente no último lance da partida, Noa Lang aproveitou um bate-rebate na área da Croácia e chapou de primeira para empatar.

3x2. Aos 8' da prorrogação, Modric tocou para Petkovic na intermediária, que girou para cima da marcação e arriscou de longe. O atacante acertou uma bomba no canto esquerdo.

Lang seria herói de novo. Aos 6' do segundo tempo da prorrogação, Bergwijn recebeu na direita da área e chutou cruzado, mas Livakovic defendeu. Lang apareceu do outro lado, sozinho, e ficou com o rebote, mas acertou a rede pelo lado de fora.

Pênalti e 4x2. Aos 10', Petkovic recebeu na área, protegeu e foi derrubado antes de finalizar. Na cobrança, Modric também deslocou o goleiro e ampliou a vantagem.

Gol anulado. Aos 16 do 2º tempo da prorrogação, Petkovic foi acionado novamente na área, deixou a marcação no chão e estufou a rede para marcar pela segunda vez. O gol, no entanto, foi anulado por impedimento no início da jogada.

Ficha técnica
Holanda 2 x 4 Croácia

Competição: Semifinal da Liga das Nações
Local: StadiumFeijenoord 'De Kuip', em Roterdã, na Holanda
Data e hora: 14 de junho de 2023, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: István Kovács
Assistentes: Vasile Marinescu e Ovidiu Artene
VAR: Bastian Dankert
Gols: Malen, aos 33'/1ºT, Kramaric, aos 9'/2ºT, Pasalic, aos 28'/2ºT, Lang, aos 49'/2ºT, Petkovic, aos 8'/1ºTP e Modric, aos 10'/2ºTP
Amarelos: Pasalic, Kovacic, Modric, De Jong, Brozovic, Livakovic, Koopmeiners, Malacia

Holanda: Bijlow; Dumfries (Dumfries), Geetruida, Van Dijk e Aké (Malacia); Wieffer (Wijnaldum), Koopmeiners e De Jong; Malen (Berwijn), Gakpo (De Roon) e Simons (Weghorst). Técnico: Ronald Koeman

Croácia: Livakovic; Juranovic (Stanisic), Sutalo (Petkovic), Vida e Perisic; Brozovic, Modric (Barisic) e Kovacic (Majer); Pasalic, Kramaric (Erlic) e Ivanusec (Vlasic). Técnico: Zlatko Dalic