Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Roberto Carlos ou Marcelo: colunistas opinam quem é maior lateral do Real

Roberto Carlos e Marcelo, ídolos do Real Madrid - Montagem/UOL
Roberto Carlos e Marcelo, ídolos do Real Madrid Imagem: Montagem/UOL

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

28/05/2022 04h00

Real Madrid e Liverpool fazem hoje (28), às 16h de Brasília, no Stade de France, o jogo mais esperado da temporada europeia: a final da Liga dos Campeões. De um lado, Vinícius Júnior, Benzema e cia, comandados por Carlo Ancelotti. Do outro, Salah e Mané são algumas das estrelas dirigidas por Jurgen Klopp.

No embalo da tão esperada decisão da Champions 2021/22, convocamos os colunistas do UOL Esporte para opinarem sobre um tema que costuma dar o que falar naquela mesa de bar: Roberto Carlos ou Marcelo? Quem foi o maior lateral-esquerdo do Real Madrid? A briga é boa, mas os jornalistas deram seus pontos de vista sobre o assunto. E você, tem algum preferido? Confira as respostas:

Assista à final da Champions League e tenha acesso a um universo de conteúdo exclusivo.

Marcelo foi fundamental em um momento muito vitorioso do time mais vitorioso da Europa. Ambos têm seu nome gravado na história do futebol, mas no departamento Real Madrid fico com Marcelo.
ALICIA KLEIN

"Maior" tem relação com feitos e conquistas. Marcelo é mais vencedor no Real Madrid e ainda pode fechar sua trajetória com mais uma Champions. Gigante.
ANDRÉ ROCHA

Essa ficou fácil. Para o Real, Marcelo. Para o futebol mundial, Roberto Carlos. Os dois, históricos.
ANDREI KAMPFF

Dois gigantes. Dois históricos. Dois vencedores. Mas nessa o Marcelo leva a melhor em cima do Roberto Carlos.
BRUNO ANDRADE

Roberto Carlos foi mais decisivo e melhor que Marcelo tanto no Real quanto na Seleção.
JUCA KFOURI

Essa pergunta é bem difícil de ser respondida. Depende muito do ângulo escolhido e do gosto, até. Marcelo é um jogador até mais talentoso que Roberto Carlos, ele foi muito importante para a dinâmica de jogo que o Real implementou nas conquistas de 2016 a 2018. Mas Roberto Carlos sempre foi titular absoluto, coisa que Marcelo não foi nesse tempo todo, sempre foi um fixo na seleção brasileira, um portento físico. E ganhou títulos em uma época em que o Real Madrid não tinha times tão superiores à concorrência. Acho que fico com Roberto Carlos, com uma margem pequena. Em termos de idolatria da torcida e do tamanho dentro do elenco do qual fazia parte, Roberto Carlos foi mais relevante que Marcelo.
JULIO GOMES

Para o Real é Marcelo. Quatro Champions (podendo chegar a cinco), seis Espanhois, números impressionantes. Roberto Carlos foi um lateral-esquerdo melhor, mais importante para a seleção, com uma história sensacional no Real até hoje, mas Marcelo construiu uma história ainda mais fantástica em Madri.
MARCEL RIZZO

Prefiro Marcelo do que Roberto Carlos. Ele foi mais vencedor.
MENON

Disputa duríssima. Mas acho que talvez o Marcelo, pela longevidade. No último jogo notei como ele se comportava no banco ao lado do Ancelotti: era quase como um assistente. Falavam ao pé do ouvido, vibravam juntos... isso me disse como o Marcelo criou raízes profundas nesse time.
MILLY LACOMBE

Isso é relativo. Marcelo ganhou mais. Mas o que Roberto Carlos jogou de bola com a camisa do Real Madrid não está escrito... Então, se eu tivesse que montar o "meu" Real Madrid de todos os tempos, escalaria RC na lateral. Mas entendo perfeitamente aquele que eleger o vitorioso Marcelo.
MILTON NEVES

Disputa equilibrada, mas fico com Marcelo. A longevidade jogando em alto nível aumenta sua importância histórica para o clube.
PERRONE

Marcelo foi essencial em um dos períodos mais vitoriosos da história do Real. Roberto Carlos jogou mais bola na seleção, apesar de também ser uma figura histórica merengue.
RAFAEL REIS

No Real Madrid, Marcelo. Mas no futebol brasileiro, Roberto Carlos, campeão do mundo pela seleção em 2002 e vice em 1998.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Acho que o Roberto Carlos foi melhor. Marcelo ficou mais tempo no clube e ganhou mais títulos. Mas RC Era mais completo e mais decisivo. Fez mais gols que Marcelo (69 x 38), batia faltas, dava lançamentos e era um dos líderes do time em campo. Teve também um período maior de boa fase. Marcelo jogou 5 temporadas a mais, mas Roberto Carlos foi titular em mais jogos (524 x 583). RC não foi titular em apenas 3 dos seus 527 jogos. Marcelo disputou 546 e foi titular em 482.
RODOLFO RODRIGUES

Para o Real Madrid, sem dúvidas Marcelo. Venceu quatro Champions como titular. 16 anos vestindo a camisa do clube. Roberto foi um craque e memorável também para os merengues, mas vejo Marcelo maior e melhor do que o ex-jogador na ótica do clube espanhol.
RODRIGO COUTINHO

Roberto Carlos. Em questões sobre idolatria e importância clubística, respeito sempre o lugar de fala e todos os relatos são unânimes em apontar a preferência da torcida madridista por Roberto Carlos. O que não significa que Marcelo não seja querido e não tenha lugar de destaque na sala de troféus do clube.
VITOR GUEDES

Roberto Carlos ou Marcelo? Quem foi o maior lateral-esquerdo do Real?

Resultado parcial

Total de 48 votos
56,25%
Getty Images
43,75%
Susana Vera/Reuters