Topo

Uefa paga indenização à Rússia por mudança na final da Liga dos Campeões

Troféu da Liga dos Campeões, antes da final entre Liverpool e Real Madrid - Nick Potts/PA Images via Getty Images
Troféu da Liga dos Campeões, antes da final entre Liverpool e Real Madrid Imagem: Nick Potts/PA Images via Getty Images

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/10/2022 11h33

A Uefa acertou o pagamento de uma indenização à Rússia depois de retirar o país a sede da final da Liga dos Campeões da temporada 2021-22, anunciou hoje (22), o representante da União Russa de Futebol, Alexey Sorokin.

A partida final deveria ser disputada na Gazprom Arena, em São Petersburgo, em 29 de maio, mas a mudança para Paris foi anunciada em 25 de fevereiro após a invasão da Rússia à Ucrânia. A final foi vencida pelo Real Madrid pelo placar de 1 a 0 sobre o Liverpool.

Sorokin, que era diretor geral do comitê organizador de São Petersburgo para a final à época, disse ao jornal russo Sport-Express que as reivindicações de indenização foram resolvidas. O valor da negociação, no entanto, não foi revelado.

Todas as compensações da Uefa foram pagas a todos os contratantes. A questão está encerrada. A Uefa não deve nada agora [...] Não houve dificuldades, apenas o valor foi discutido por muito tempo. Eram discussões normais de trabalho", disse Sorokin.

A decisão da Uefa de transferir a final da Liga dos Campeões da Rússia precedeu mais sanções anunciadas no final de fevereiro, quando o órgão regulador europeu e a Fifa baniu todas as equipes russas de suas competições.

Essa decisão ainda está em vigor e privou a Rússia da chance de se classificar para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, bem como para a Eurocopa de 2024, que será realizada na Alemanha.