Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corinthians x Boca Juniors é o grande confronto das oitavas da Libertadores

Jogadores de Corinthians e Boca Juniors discutem durante jogo da Libertadores na Bombonera - Agustin Marcarian/Reuters
Jogadores de Corinthians e Boca Juniors discutem durante jogo da Libertadores na Bombonera Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Colunista do UOL

27/05/2022 13h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol definiu os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores de 2022. Entre os clubes brasileiros, Flamengo e Atlético-MG pegaram, teoricamente, os adversários mais tranquilos: Tolima-COL e Emelec-EQU, respectivamente. O Athletico-PR voltará a enfrentar o Libertad-PAR (que ficou na frente do Furacão na primeira fase). O Palmeiras vai pegar o Cerro Porteño-PAR, um dos times com mais participações na competição.

Corinthians e Fortaleza pegaram os adversários mais complicados. O time paulista terá o cascudo Boca, repetindo o confronto da fase de grupos, enquanto o time cearense vai pegar o bom time do Estudiantes, do atacante Boselli. Os dois brasileiros vão decidir a vaga na Argentina.

Corinthians x Boca será o principal duelo dessas oitavas. Os dois times de grande torcida vão se enfrentar pela 4ª vez em mata-matas da Libertadores, sendo a 3ª na fase de oitavas de final. Em 1991 e 2013, deu Boca. Já em 2012, na grande final, deu Corinthians. Em 1991, na ida, o Boca venceu por 3 x 1. Na volta, no Morumbi, garantiu a vaga com o empate por 1 x 1. Em 2012, o Corinthians arrancou o empate na Bombonera (1 x 1), com gol de Romarinho no final do jogo, e foi campeão no Pacaembu com dois gols de Emerson Sheik. Em 2013, o Boca venceu na ida por 1 x 0 e se classificou com o 1 x 1 em São Paulo, num jogo marcado pela péssima arbitragem do paraguaio Carlos Amarilla.

Em 2022, na fase de grupos, o Corinthians venceu o Boca na Neo Química Arena por 2 x 0, com dois gols de Maycon. Na Argentina, no Bombonera, os times empataram por 1 x 1, com gols de Du Queiroz e Benedetto.

Oitavas de final da Libertadores 2022:
Athletico-PR x Libertad-PAR
Fortaleza x Estudiantes-ARG

Cerro Porteño-PAR x Palmeiras
Emelec-EQU x Atlético-MG

Tolima-COL x Flamengo
Corinthians x Boca Juniors-ARG

Talleres-ARG x Colón-ARG
Vélez Sarsfield-ARG x River Plate-ARG

Caso os brasileiros avancem nas oitavas, poderemos ter os confrontos entre Athetico-PR x Fortaleza, Atlético-MG x Palmeiras e Flamengo. Corinthians nas quartas de final.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter