Topo

Real Madrid

Como 'pedaço da cidade de Santos' ajuda Rodrygo a brilhar no Real Madrid

Rodrygo e família em Madri - Reprodução/Instagram
Rodrygo e família em Madri Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

27/05/2022 04h00

Rodrygo se transferiu do Santos ao Real Madrid antes mesmo de completar 18 anos. A transação de 45 milhões de euros (quase R$ 200 mi) foi uma das maiores da história do Peixe e trouxe dúvidas para ele, familiares e representantes: "Será que está pronto?".

O Menino da Vila teve um ano de preparação até atingir a maioridade e se mudar para a Espanha, em junho de 2019. Três anos depois, é uma das esperanças do Real para a final da Liga dos Campeões contra o Liverpool, amanhã (28), em Paris. Na semifinal, Rodrygo fez dois gols na classificação contra o Manchester City. Será a primeira decisão de Champions do jovem de 21 anos.

A adaptação não foi fácil, e Rodrygo chegou a atuar pelo time B do Real Madrid até conquistar a confiança do clube e se firmar no elenco. A mudança foi mais fácil, pois o atacante levou um "pedaço de Santos" com ele.

Rodrygo se mudou com seus pais, Eric e Denise, a irmã caçula, Ana Julya, a prima Luci, os amigos João Lucas e Paulo Victor e o preparador físico, Marcel Duarte. Todos moram juntos em Madri e ajudam o jogador da seleção brasileira no dia a dia.

Com família e amigos próximos, Rodrygo superou as incertezas e o risco de ser emprestado, além da pausa no futebol por causa da covid-19. A saudade de Santos foi superada e agora vira ansiedade para os momentos de folga ou férias na Baixada Santista.

A prima Luci ajuda os pais em casa, enquanto os amigos João Lucas e Paulo Victor trabalham para Rodrygo na agência Vanquish. A empresa de marketing foi contratada pela Un1que Football, responsável pela carreira do atleta, para ajudar na imagem do atacante. Já o preparador Marcel faz trabalhos de reforço físico e foi fundamental durante a pandemia.

Saudade de Santos

Natural de Osasco, em São Paulo, Rodrygo chegou ao Santos aos 10 anos. Sua família se apaixonou pela cidade e não pretende ter outra "segunda casa", além do condomínio na Espanha.

Os pais de Rodrygo mantêm o apartamento em Santos e vêm com o atacante sempre que possível. Logo depois da final da Liga dos Campeões, inclusive, a família estará na Baixada Santista por alguns dias.

Quando está em Santos, Rodrygo revê seus amigos e faz as mesmas coisas da adolescência: vai à praia e sai à noite, sempre muito tietado pelos caiçaras e com paciência para tirar fotos com cada um. O jogador se formou no Ensino Médio na cidade e tem suas principais amizades na região, além, claro, dos amigos que foram com ele para a Espanha.

Santos para sempre

Na descrição do perfil no Twitter, Rodrygo tem singela homenagem ao seu clube do coração: "Atleta do Real Madrid e da seleção brasileira, revelado pelo Santos". A gratidão ao Peixe já foi expressada em vários outros momentos.

Rodrygo esteve no CT do Santos durante suas férias, em 2021, e pretende visitar os antigos companheiros nos próximos dias novamente.

"Tudo que aprendi aqui eu levo para minha vida. Muitas vezes eu passava mais tempo nas dependências do clube do que na minha própria casa. O Santos me criou e me formou para o mundo", disse o atacante, na última visita.

Santista de coração, Rodrygo assiste aos jogos quando possível, interage com as redes sociais do clube e não esconde o desejo de retornar no futuro. Sua saída para o Real Madrid foi considerada "limpa": todo o dinheiro, inclusive de impostos, foi pago diretamente dos merengues para o Santos.

Rodrygo não foi campeão pelo Santos e atuou em apenas 80 partidas como profissional, mas fez o suficiente para se tornar inesquecível e certamente ganhar a torcida do Peixe contra o Liverpool amanhã.

  • Acompanhe os destaques do dia no esporte na Live do Danilo e do Vitão:

Real Madrid