Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção da Champions fica sem brasileiros e tem Messi como protagonista

Messi foi o melhor jogador da fase de grupos da Champions, segundo algoritmos - PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Messi foi o melhor jogador da fase de grupos da Champions, segundo algoritmos Imagem: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

04/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Simon Mignolet; Mohamed Simakan, Matthijs de Ligt, Rúben Dias e Alejandro Grimaldo; Joshua Kimmich, André-Franck Zambo Anguissa, Lionel Messi e Leroy Sané; Kylian Mbappé e Mehdi Taremi.

De acordo com o "WhoScored?", plataforma que utiliza um sistema de inteligência artificial para transformar estatísticas em notas que medem o desempenho dos jogadores nas principais competições do futebol mundial, essa é a seleção da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

Segundo os algoritmos, todos os 11 jogadores que ocupam o posto de destaque número um das suas respectivas posições na Champions pertencem a clubes que conseguiram avançar às oitavas.

O Bayern de Munique, único time ainda com 100% de aproveitamento na competição (seis vitórias em seis jogos), é o clube mais representado. Os alemães têm o melhor zagueiro (Matthijs de Ligt), o melhor meio-campista central (Joshua Kimmich) e um dos dois melhores meias-atacantes (Leroy Sané).

Quanto à nacionalidade dos atletas, somente Alemanha e França emplacaram mais de um jogador nessa seleção da fase classificatória da Champions. Os germânicos contam com Kimmich e Sané, enquanto os atuais campeões mundiais emplacaram o lateral direito Mohamed Simakan (RB Leipzig) e o atacante Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain).

A equipe ideal conta ainda com atletas de Bélgica, Holanda, Portugal, Espanha, Camarões, Argentina e Irã. Não, nenhum jogador do Brasil conseguiu descolar uma vaguinha nesse "time dos sonhos".

Na avaliação do "WhoScored?", o representante do futebol pentacampeão mundial de melhor desempenho nesta edição do torneio continental é Vinícius Júnior, do Real Madrid, com 7,81. O problema é que ele disputa vaga na seleção com Sané (8,05) e Lionel Messi (8,24).

Messi, aliás, é o grande nome da Champions até o momento para os algoritmos. O camisa 30 do Paris Saint-Germain, que soma quatro gols e quatro assistências ao longo da campanha, é o único jogador com média superior a 8,20.

Além dele, apenas outros dois jogadores encerraram a fase de grupos com nota acima de 8: o francês Kylian Mbappé, também do PSG, que está com 8,12, e Sané. Kimmich (7,86) e o iraniano Mehdi Taremi, do Porto, com 7,83, completam o top 5 da temporada.

O sorteio dos confrontos das oitavas Liga dos Campeões será realizado na segunda-feira. Napoli, Liverpool, Porto, Brugge, Bayern, Inter de Milão, Tottenham, Eintracht Frankfurt, Chelsea, Milan, Real Madrid, RB Leipzig, Manchester City, Borussia Dortmund, Benfica e PSG continuam na briga pelo título.

O sucessor do Real no posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.

Seleção da fase de grupos da Champions

G - Simon Mignolet (BEL, Brugge): 7,73
LD - Mohamed Simakan (FRA, RB Leipzig): 7,45
Z - Matthijs de Ligt (HOL, Bayern de Munique): 7,41
Z - Rúben Dias (POR, Manchester City): 7,21
LE - Alejandro Grimaldo (ESP, Benfica): 7,49
MC - Joshua Kimmich (ALE, Bayern de Munique): 7,86
MC - André-Franck Zambo Anguissa (CAM, Napoli): 7,64
MA - Lionel Messi (ARG, Paris Saint-Germain): 8,24
MA - Leroy Sané (ALE, Bayern de Munique): 8,05
A - Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain): 8,12
A - Mehdi Taremi (IRA, Porto): 7,83

Fonte: "WhoScored?"