Topo

Corinthians

Mercado da bola 2021: quem chega e quem sai do Corinthians

Cavani comemora o seu gol na vitória do Uruguai por 2 a 0 sobre a Bolívia na Arena Pantanal - Twitter da Copa América
Cavani comemora o seu gol na vitória do Uruguai por 2 a 0 sobre a Bolívia na Arena Pantanal Imagem: Twitter da Copa América

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

22/12/2021 04h00

O foco do Corinthians para a próxima temporada é a Copa Libertadores. Para recuperar o prestígio no cenário continental, o clube aposta na manutenção dos astros de seu elenco e também na contratação de um camisa 9 de peso. A chegada de um zagueiro também é tratada como prioridade pela diretoria.

Sem dinheiro em caixa, o Alvinegro vai atrás de nomes que estejam livres no mercado da bola ou com contratos próximos do fim. A ideia é não desembolsar grandes quantias com as contratações justamente para ter fôlego financeiro com o pagamento de salários e luvas, o que seria viabilizado com a chegada de um ou mais parceiros comerciais.

Em contrapartida, o Corinthians trabalha com a possibilidade de vender alguns de seus pupilos formados na base para sanar as contas. O zagueiro João Victor é constantemente sondado pelo futebol europeu, e nomes como Lucas Piton, Gabriel Pereira e Roni também estão no radar do Velho Mundo.

Setor ofensivo é a maior carência

A dificuldade do Corinthians é o ataque. O elenco conta apenas com Jô de centroavante, e diretoria e comissão técnica entendem que a posição é a grande carência da equipe. Além de um atacante de referência, o clube busca pelo menos um zagueiro experiente. A procura por um lateral-esquerdo não é prioridade, mas também não está descartada.

Quem chegou e quem pode chegar

Paulinho, 33, é ídolo da Fiel e uma das apostas para a disputa da Copa Libertadores. Depois de passagens por Europa e Ásia, o volante retorna ao CT Joaquim Grava para formar o meio de campo com Renato Augusto, Giuliano e Willian na próxima temporada.

Cavani, 34, é o número um da lista de reforços do Corinthians. O uruguaio tem contrato com o Manchester United, da Inglaterra, até o meio do ano que vem e está ciente do interesse do Timão. Caso ele aceite abrir negociações, o Alvinegro buscará um parceiro comercial para viabilizar a contratação.

Kanu, 24, é zagueiro do Botafogo e recebeu sondagem corintiana. Se for contratado, chega ao CT Joaquim Grava para ser o reserva imediato de João Victor. O fato de ter disputado a Série B em 2021 pesa como fator negativo na negociação.

Ederson, 22, é volante e pode ser reintegrado ao Corinthians na próxima temporada após levar o Fortaleza para a disputa da Copa Libertadores. O jogador recebeu sondagem do Atlético-MG, mas a negociação não avançou.

Richard, 27, é volante e tem o futuro no Corinthians indefinido após abrir negociações com o Santos. Jogou a última temporada no Athletico-PR e deve ser reintegrado para a disputa da Copa Libertadores.

Quem saiu e quem pode sair

Caíque França, 26, é goleiro e não terá o contrato renovado após realizar toda a categoria de base no Corinthians. O jogador está livre no mercado e procura novo clube para a temporada 2022.

Matheus Jesus, 24, é volante e foi emprestado à Ponte Preta até o fim de 2022. Seu contrato com o Corinthians é válido até o fim de 2023.

Luan, 28, é meia-atacante e dono de um dos maiores vencimentos da folha salarial do clube. Decepcionou nas duas últimas temporadas e, caso apareça algum interessado, o Corinthians não criará barreiras para segurá-lo no elenco.

João Victor, 23, é zagueiro e foi uma das revelações do futebol brasileiro em 2021. O jogador teve seu contrato renovado até o fim de 2023 justamente para evitar o assédio de clubes estrangeiros. O Benfica é um dos interessados no defensor e estuda uma proposta.

Danilo Avelar, 32, é zagueiro//lateral e não continuará no Corinthians após o caso de injúria racial, denunciado em junho deste ano. O jogador tem negociações avançadas com o Cruzeiro e deve disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022.

Lucas Piton, 21, é lateral esquerdo e nome constantemente especulado no futebol europeu, sobretudo por ter passaporte italiano. O jogador está nos planos do Corinthians, mas a diretoria não nega a possibilidade de vender os seus direitos econômicos nos próximos meses para fechar as contas do clube.

Marquinhos, 24, é atacante e não será aproveitado pelo Corinthians na próxima temporada. O jogador não agradou a comissão técnica e, na reta final do Brasileirão, nem sequer foi relacionado para os compromissos da equipe. Deve ser novamente emprestado.

Léo Santos, 23 anos, é zagueiro e será colocado para empréstimo para recuperar a confiança e ganhar experiência. O jogador praticamente não entrou em campo nas últimas três temporadas por conta de lesões e busca um clube da Série A para o ano que vem.

Thiaguinho, 24, é volante e nem sequer jogou pelo Corinthians nesta temporada. O jogador foi cedido ao time sub-23 e, com o profissional, apenas participou dos treinamentos no CT Joaquim Grava. Busca um novo clube para a disputa dos estaduais do ano que vem.

Caetano, 22, é zagueiro e lateral-esquerdo e tem um acordo encaminhado com o Goiás para a disputa do Brasileirão neste ano. O jogador atuou no CRB nesta temporada e foi um dos destaques do clube alagoano na Segunda Divisão, mas não o suficiente para convencer a comissão técnica.

Fessin, 22, é meia-atacante e deve ser outro nome do Corinthians a assinar contrato de empréstimo com a Ponte Preta. O acordo com o clube campineiro está encaminhado, mas deve ser anunciado apenas em 2022.

Everaldo, 27, é atacante e tem contrato com o Corinthians até junho de 2023, mas não está nos planos para a temporada do ano que vem. O jogador estava no Sport, caiu para a Série B do Brasileirão, e agora procura um novo clube para dar continuidade à carreira.

Matheus Davó, 22, é atacante e está em negociação com o São Bernardo para a disputa do Campeonato Paulista de 2022. Nesta temporada, o garoto defendeu as cores do Guarani e do Philadelphia Union, dos Estados Unidos.

Janderson, 22, é mais um atacante que não terá espaço com Sylvinho no ano que vem. O jogador desperta o interesse do América-MG e Atlético-GO, mas as negociações estão travadas por conta da pedida financeira do Corinthians para viabilizar os empréstimos.

Jonathan Cafú, 30, é atacante, jogou o Brasileirão deste ano pelo Cuiabá, e está no mercado para ser emprestado pelo Corinthians. O jogador tem sondagens do futebol asiático, mas ainda não há negociações em curso.

Rafael Bilu, 22, é atacante formado na base e será recolocado em algum outro clube na próxima temporada. A tendência é de que dispute a Série B do Brasileirão no ano que vem, após ser comunicado que não estava nos planos do Corinthians.

André Luis, 24, é o último atacante da lista do Corinthians que está disponível para empréstimo. O jogador atuou no Atlético-GO em 2021 e recentemente recebeu sondagens de clubes sul-coreanos.

Corinthians mantém time-base

Pela primeira vez em anos, o Corinthians não perdeu seus principais jogadores nesta janela de transferência e manteve a base para o início da temporada 2022. Por enquanto, a novidade é a entrada do volante Paulinho.

Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Paulinho, Renato Augusto, Giuliano e Willian; Roger Guedes e Jô. Técnico: Sylvinho.

Corinthians