Topo

OPINIÃO

Rodrigues: Fica difícil por Paulinho e Renato Augusto juntos no Corinthians

Do UOL, em São Paulo

21/12/2021 04h00

Paulinho está de volta ao Corinthians, em um retorno festejado pelos torcedores. A contratação do volante, porém, deixa dúvidas sobre como o técnico Sylvinho pode montar o time para a próxima temporada. O posicionamento de Paulinho em campo já se tornou o centro de uma discussão: ele será um primeiro ou um segundo volante no Timão de 2022?

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte com todas as novidades do Timão, os jornalistas Rodolfo Rodrigues e Vitor Guedes falaram sobre a o retorno de Paulinho ao Parque São Jorge. Eles analisaram como o jogador deve se encaixar no time comandado por Sylvinho para não perder suas principais características.

"Não o vejo como primeiro volante, ainda mais tendo à frente Renato Augusto, Giuliano e Willian. Fica bem difícil botar ele e Renato Augusto juntos. No caso, é um ou outro. Pensando em uma temporada grande e que o Corinthians vai brigar por títulos de Libertadores e do Brasileirão e se você quer montar um elenco forte, precisa ter peças de reposição. Não acho que Renato Augusto estará disponível para jogar 65 partidas no ano. Vai precisar de uma reposição forte, com alguns jogos com Paulinho e outros com Renato Augusto", analisou Rodrigues.

Vitão também vê Paulinho como segundo volante, sob risco de perda de qualidade no desempenho do jogador em outra função. "O Paulinho é ídolo no Corinthians e tem identificação com o clube. Ele não é um veterano na casa dos 40 anos. Ele, Willian e Renato Augusto são da mesma geração 88. Se jogar todo mundo, o que não acredito, você vai perder o Paulinho. O que ele faz de diferente é aparecer na área para fazer gols, como faziam Elias e Vampeta. Ser um elemento surpresa. Se ele jogar de cinco, vão tirar isso dele. Você não ganha um cinco e ainda perde o segundo volante", apontou.

Citando alguns números, Rodrigues mostrou como o apoio ao ataque é uma das características fundamentais de Paulinho. "Desde 2018, jogando pelo Guangzhou e pelo Al-Ahli, em 84 jogos ele fez 49 gols e deu 19 assistências, jogando muito mais como um meia, quase como um camisa dez.Faz tempo que ele não joga em uma função de marcador. Pelas características, é um jogador que dificilmente atuaria como um cinco. Ele tem 33 anos; não é novinho, mas também não é um super veterano.", disse o colunista do UOL.

Vitão defendeu a escalação do reforço como segundo volante, sem se preocupar tanto com a marcação. "O Paulinho é um volante que faz mais gols do que um meia ou até um atacante de lado. Para fazer isso, ele tem que ter liberdade e de um volante que o cubra, e até de um meia que, quando ele puxa [a marcação], volta. O Corinthians era assim com o Paulinho, que muitas vezes aparecia mais na área do que Danilo e Alex, que saíam do meio para abrir o corredor para ele entrar. Na minha cabeça, não faz o menor sentido [Paulinho jogar como primeiro volante]. Se tem um homem que pode ser improvisado ali é o Du Queiroz", avaliou.

Sylvinho corre o risco de cometer um erro se colocar Paulinho como um volante marcador, na opinião de Vitão. "Mesmo que funcione e ele jogue, porque é um jogador inteligente, vai deixar de fazer o que faz de melhor. É uma estupidez quase como escalar o Renato Augusto de falso nove. Uma insanidade", concluiu, em uma crítica ao treinador por improvisar o meia como centroavante em algumas partidas do Brasileirão.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será na próxima segunda-feira (27), às 14h (horário de Brasília). Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.