Topo

Eurocopa - 2021

Eurocopa: Dinamarca goleia País de Gales e está nas quartas de final

Eurocopa: Dolberg comemora o segundo gol da Dinamarca contra País de Gales - Pool via REUTERS
Eurocopa: Dolberg comemora o segundo gol da Dinamarca contra País de Gales Imagem: Pool via REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2021 14h54

A Dinamarca venceu País de Gales por 4 a 0, hoje (26), na Amsterdã Arena. Com dois gols de Dolberg, um de Maehle e um de Braithwaite, os comandados de Kasper Hjulmand conseguiram neutralizar a pressão imposta pelo adversário no começo do jogo e garantiram a vaga nas quartas de final da Eurocopa.

Mesmo com um início mais contido, os dinamarqueses 'apagaram o fogo' dos galeses com um gol na reta final do primeiro tempo. Depois disso, no começo da segunda etapa, o placar foi ampliado, encaminhando o resultado que se manteve até o final da partida.

O nome do jogo foi Dolberg, que marcou duas vezes. A conquista surge em um dia para lá de especial para os vencedores, que comemoram 29 anos do título de 1992 na Euro.

Com o resultado, a Dinamarca aguarda o resultado da partida entre República Tcheca e Holanda, que acontecerá amanhã (27), às 13h (de Brasília), na Puskás Arena. O vencedor fará a partida das quartas de final com os classificados.

O jogo

Começo equilibrado e Bale confiante

A partida começou equilibrada entre os dois adversários. Com uma posse de bola bem controlado por ambas as equipes, a primeira chegada de perigo foi com Gareth Bale, aos 9 minutos de jogo. O atacante arriscou um chute na entrada da área, mas não levou tanto perigo ao gol de Schmeichel.

Aos 17 minutos de jogo, Daniel James foi para cima e arriscou um chute de perna direita, porém, o arqueiro dinamarquês estava bem posicionado e encaixou o chute.

Placar inaugurado

Mesmo com a pressão do País de Gales, a Dinamarca continuou sabendo lidar com a situação. Aos 26 minutos de jogo, Damsgaard fez uma boa jogada pela esquerda e encontrou Dolberg livre. O camisa 12 cortou para a perna direita e finalizou com categoria no canto esquerdo de Ward.

Aos 31 minutos, o autor do primeiro gol quase teve a chance de marcar o segundo, mas, o goleiro galês evitou que o placar ficasse com uma maior vantagem dos dinamarqueses.

Sentiu o golpe

A reta final da primeira etapa ficou marcada por um controle maior da Dinamarca, que aproveitou do gol marcado para se impor na partida. Mesmo assim, os comandados de Robert Page conseguiram neutralizar os ataques e virar para a segunda etapa com uma diferença de apenas um gol.

Mais um para a 'Dinamáquina'

No começo dos 45 finais, a defesa do País de Gales saiu jogando errado após uma jogada de Braithwaite. Com dois minutos, ao receber dentro da área e sozinho, o autor do primeiro gol Dolberg não hesitou em ampliar o placar. Com um belo chute, ele não deu nem chantes para o goleiro Ward.

Não deu para o Bale

Gareth Bale não teve o espaço que precisava para tentar ajudar a seleção galesa. Por mais que no começo do jogo o camisa 11 tenha demonstrado que estaria à vontade para a partida, os gols sofridos complicaram a atuação do atacante, que não conseguiu influenciar diretamente no placar.

Alguns internautas brincaram dizendo que o profissional deveria passar a investir no golfe, um de seus hobbies.

Cereja do bolo

Aos 42 minutos, com o resultado garantido e a classificação confirmada, Maehle colocou a cereja no bolo e marcou o terceiro da Dinamarca. Aproveitando o bom momento, o camisa 5 recebeu com liberdade na área pela direita, cortou a marcação de Ben Davi e finalizou de perna esquerda no canto de Ward.

No lance seguinte, o autor do terceiro gol sofreu uma forte entrada de Wilson, que acabou expulso de campo.

Ainda nos acréscimos, Braithwaite fez o quarto da Dinamarca. O lance foi revisado pelo VAR e autorizado pelo árbitro responsável pelo jogo.

Jogou com o resultado

Sem uma reação maior por parte do seu adversário, a Dinamarca passou a trabalhar com o resultado ao seu favor. Com um setor defensivo bem postado, os dinamarqueses controlaram os ataques do País de Gales e ainda levaram perigo algumas vezes para o goleiro adversário.

Com a vitória tranquila, os classificados aguardam a partida entre República Tcheca e Holanda para descobrir quem enfrentará nas quartas de final. A partida acontecerá no dia 3 de julho, no Estádio Olímpico de Baku, às 13h (de Brasília).