Topo

Eurocopa - 2021

Eurocopa: De Bruyne entra e comanda virada da Bélgica sobre Dinamarca

De Bruyne comemora gol marcado para a Bélgica diante da Dinamarca pela Eurocopa - Stuart Franklin/Getty Images
De Bruyne comemora gol marcado para a Bélgica diante da Dinamarca pela Eurocopa Imagem: Stuart Franklin/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/06/2021 14h54Atualizada em 17/06/2021 15h02

Em dois tempos com atuações bastante distintas, a Bélgica venceu a Dinamarca de virada e selou a sua vaga nas oitavas de final da Eurocopa, com seis pontos. O jogo, que acabou em 2 a 1, foi realizado na tarde de hoje em Copenhague.

Aos donos da casa, por outro lado, só resta uma vitória contra a Rússia na última rodada do Grupo B para manter vivo o sonho da classificação.

A partida, que mudou de ritmo após a entrada de De Bruyne, também ficou marcada por uma homenagem a Christian Eriksen, meia dinamarquês que sofreu um ataque cardíaco na 1ª rodada e que se recupera no hospital.

O UOL Esporte fez um resumo do que foi o duelo entre dinamarqueses e belgas. Confira:

Dina...máquina!

Empurrada pela torcida, a Dinamarca não quis saber de "estudar o adversário" e partiu para cima assim que a bola rolou.

E foi no primeiro minuto de jogo que os donos da casa abriram o placar. Em tiro de meta curto, o zagueiro Denayer acabou tocando errado e Höjbjerg ficou com a bola. Rapidamente, o volante acionou Poulsen, que aproveitou o espaço e finalizou cruzado ao gol de Courtois.

Cinco minutos depois, a situação quase azedou de vez para os belgas. O lateral Maehle se lançou para o ataque e cruzou na medida para Wass, que cabeceou e obrigou o goleiro rival a executar a defesa.

Linda homenagem

Christian Eriksen, meia que sofreu uma parada cardíaca e quase morreu em campo no último fim de semana, foi homenageado no duelo.

Conforme antecipado ontem pelo belga Lukaku, companheiro de Inter de Milão do dinamarquês, os jogadores pararam de correr aos 10 minutos de jogo, em referência ao número utilizado por Eriksen na seleção.

O árbitro da partida interrompeu o jogo e segurou a bola. A partir disto, todos os presentes no estádio aplaudiram o meia por cerca de um minuto.

Faixas de apoio a Eriksen foram exibidas pela torcida dinamarquesa; jogo ficou paralisado por um minuto - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Faixas de apoio a Eriksen foram exibidas pela torcida dinamarquesa; jogo ficou paralisado por um minuto
Imagem: Reprodução/SporTV

Mandantes "pilhados"

A paralisação não serviu para os dinamarqueses diminuírem o ritmo da partida. Pelo contrário: a equipe treinada por Kasper Hjulmand chegou ao gol por mais de uma vez.

O trio ofensivo dos mandantes, formado por Braithwaite, Poulsen e Damsgaard, atormetou a defesa belga, mas a bola não balançou as redes até o intervalo.

De Bruyne muda jogo

Poupado no time titular, De Bruyne sairia do banco de reservas apenas na metade do 2° tempo. O ímpeto da Dinamarca, no entanto, obrigou o meia a entrar no intervalo.

Mais agressiva, a Bélgica precisou de nove minutos para empatar. Após arrancada pela direita, Lukaku tocou de lado para o atleta do City, que "dominou ajeitando" e inverteu a bola para Thorgan Hazard. O irmão mais novo do jogador do Real Madrid finalizou de primeira e igualou o placar.

Aos 25 minutos, após boa jogada entre os irmãos Hazard na entrada da área, De Bruyne foi acionado e, de primeira, virou o jogo para os visitantes: 2 a 1.

Ficou no quase

Depois de tomar a virada, a Dinamarca tentou retomar o ritmo da etapa inicial e passou a pressionar a saída de bola do adversário.

Mas foi em um cruzamento aos 42 minutos que os mandantes "acordaram". Após cruzamento de Olsen, Braithwaite se antecipou e cabeceou ao gol de Courtois. A bola, no entanto, parou no travessão.

Logo depois, foi a vez de Jensen chegar com perigo. Ele chutou de fora da área a poucos centímetros do travessão belga. O placar, no entanto, não foi alterado.

E agora?

As duas seleções encerram suas participações na fase de grupos da Euro na segunda-feira (21), às 16h (horário de Brasília).

Já classificada, a Bélgica vai encarar a Finlândia, enquanto os dinamarqueses enfrentam a Rússia precisando da vitória.