PUBLICIDADE
Topo

Eurocopa - 2021

Ucrânia desafia a Uefa e usará lema nacionalista em sua camisa na Eurocopa

Nova camisa da seleção da Ucrânia para a Eurocopa - Reprodução/Twitter
Nova camisa da seleção da Ucrânia para a Eurocopa Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/06/2021 13h09

Classificação e Jogos

A seleção ucraniana anunciou nesta sexta-feira, 11, que disputará a Eurocopa com uma camisa com o slogan nacionalista 'Glória aos heróis', apesar da recomendação da Uefa para eliminar essa frase do uniforme por sua natureza "claramente política".

"Temos o nosso uniforme e ele está aprovado pela Uefa (...) vamos jogar com esta camisa. Ele está aprovado", disse o porta-voz da seleção ucraniana, Oleksandr Hlivinski, citado pelo portal UA Football.

A Uefa, que inicialmente deu aprovação ao kit ucraniano, pediu na quinta-feira, 10, à federação da Ucrânia que eliminasse o polêmico slogan nacionalista de sua camisa.

O uniforme, que foi apresentado no último domingo, 06, pela Federação Ucraniana de Futebol (UAF) em vídeo com o técnico Andrei Shevchenko e os jogadores, gerou protestos na Rússia, que o consideram uma "provocação política".

No centro da camisa, em torno do escudo, é possível ver a silhueta do mapa da Ucrânia, mas com a península da Crimeia incluída, região que foi anexada pela Rússia em 2014 e a qual reivindica o controle de sua área.

Desde a dissolução da União Soviética em 1991, a Crimeia foi reconhecida como parte da Ucrânia. Além disso, a camisa também traz as frases "Glória à Ucrânia!" e "Glória aos heróis!" - um slogan nacionalista associado a cooperação com os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Por sua vez, o porta-voz do parlamento ucraniano, Dmitro Razumkov, disse nesta quinta-feira, 10, que a combinação de slogans, amplamente utilizada durante os protestos na Praça Maidan em 2013, é uma saudação oficial, estabelecida pela lei ucraniana, e "não ofende o os sentimentos de ninguém". Desde 2018 a frase é usada pelas Forças Armadas da Ucrânia como uma saudação oficial.