Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Artur Jorge comprova a mediocridade do trabalho de Tite no Flamengo

O Botafogo do português Artur Jorge massacrou o Peñarol e fará, com justiça, a primeira final de Libertadores da história do Glorioso. Contra o Atlético Mineiro do argentino Gabriel Milito (a menos que haja uma improbabilíssima virada do River Plate). Dois treinadores que pegaram o bonde andando (nenhum dos dois começou a temporada em seus clubes) e chegam, com méritos, à final da competição mais importante do continente.

Enquanto isso, o todo-poderoso Flamengo de Tite (a folha de pagamentos mais cara da América do Sul, com R$ 40 milhões/mês) foi incapaz de fazer um golzinho sequer nesse Peñarol que tomou cinco do Botafogo, em apenas 45 minutos. Mais uma prova inconteste da mediocridade do trabalho no rubro-negro carioca do ex-treinador da seleção brasileira em duas Copas, onde seus times também não jogaram bulhufas.

Se aquele que ainda é considerado por muitos (sabe-se lá o porquê) o melhor técnico brasileiro em atividade, um profissional de ponta e coisa e tal, como não se cansam de repetir as mesas redondas da TV, imagine a maioria dos outros "treineiros" tupiniquins.

Nos dois últimos dias, vimos Vinícius Jr. e Raphinha marcarem hat-tricks na Liga dos Campeões, diante de adversários fortes, consideráveis. Por que não jogam nem 10% disso, quando vestem a camisa verde e amarela? Porque são treinados por brasileiros, incapazes de entender como explorar seus potenciais na seleção.

Se a situação do futebol brasileiro é avassaladora em termos continentais (os últimos cinco campeões da Libertadores são daqui), quando se fala de treinadores nascidos no Brasil, a situação é diferente, apesar dos títulos de Dorival e Fernando Diniz (os outros foram de Jorge Jesus e Abel Ferreira, duas vezes).

Não à toa, os três primeiros colocados na tabela do Brasileiro são estrangeiros: os portugueses Artur Jorge e Abel Ferreira e o argentino Juan Pablo Vojvoda. Já passou a hora de entregarmos a seleção canarinho a um técnico nascido fora do país.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.