Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que astro de possível rival do Palmeiras trocou Mundial por quarentena?

Júnior Negão foi o principal destaque do Ulsan Hyundai na conquista do título asiático - Divulgação
Júnior Negão foi o principal destaque do Ulsan Hyundai na conquista do título asiático Imagem: Divulgação

03/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jogador brasileiro mais bem-sucedido do futebol asiático no ano passado, o atacante Júnior Negão anotou os dois gols que deram o título da Liga dos Campeões ao Ulsan Hyundai e imaginou que, com isso, estaria garantindo sua ida para o Mundial de Clubes.

Mas amanhã, enquanto a equipe sul-coreana estiver em campo no Qatar enfrentando o Tigres, do México, pelas quartas de final do torneio da Fifa, o centroavante de 34 anos estará em um quarto de hotel na China cumprindo quarentena.

O jogador, que meteu 35 bolas nas redes ao longo de 2020 e foi artilheiro da Champions asiática e do campeonato nacional, não renovou com o time da Hyundai. Em vez disso, resolveu se transferir para a liga nacional mais poderosa do continente.

Agora, espera o fim do período de isolamento obrigatório para quem estava no exterior antes de começar os treinos no seu novo clube, que ainda não foi divulgado.

"Eu tinha muita vontade de ter essa experiência de disputar o Mundial, algo que seria único na minha carreira como atleta, ainda mais com a chance de enfrentar um time brasileiro [o vencedor do jogo de amanhã enfrenta o Palmeiras]. Mas, infelizmente, não deu", declarou o atacante, em entrevista ao "Blog do Rafael Reis".

Logo depois da conquista da Champions, em dezembro, Júnior Negão avisou à diretoria do Ulsan que gostaria de permanecer no clube para participar do torneio da Fifa e sugeriu que seu contrato fosse estendido por mais dois meses, até o fim de fevereiro.

"Infelizmente, eles não aceitaram. Disseram que, se eu quisesse permanecer, teria de assinar por um ano inteiro."

Só que esse não era o plano do brasileiro. Em setembro, ele já havia recusado uma proposta de um clube do Qatar para concluir a temporada no Ulsan. Na segunda vez, a chance de dar um salto profissional e financeiro falou mais alto.

"Esse novo contrato é muito mais vantajoso. A Coreia do Sul tem um teto salarial baixo na comparação com a China, que você não consegue ultrapassar. Claro que o financeiro ajudou muito, mas o time me apresentou um projeto muito bom", explicou.

Reserva pouco utilizado do elenco do Corinthians que foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2007, Júnior Negão passou a maior parte da carreira defendendo clubes pequenos e está na Ásia desde 2016. Ele atuou por um ano na Tailândia antes de se mudar para a liga sul-coreana e virar o destaque do país.

No ano passado, tornou-se mais conhecido por aqui no comecinho da pandemia da covid-19, quando a liga que disputava era uma das poucas que estavam em atividade no planeta. Nessa época, o atacante deu várias entrevistas e viu muita gente nova começar a acompanhar sua carreira.

"Teve um salto mesmo. De repente, um monte de gente daí do Brasil começou a me mandar mensagem falando que estava acompanhando o 'Coreanão' e que gostava de mim. Não cheguei a receber nenhuma proposta para voltar ao país, mas fiquei bem mais famoso com o público."

O Mundial de Clubes-2020 será disputado só em fevereiro deste ano devido ao adiamento no calendário do futebol internacional provocado pela pandemia. Também por conta da proliferação do coronavírus, a competição terá um participante a menos nesta edição - o Auckland City, da Nova Zelândia, decidiu não viajar ao Qatar.

O torneio começa amanhã, com a disputa de duas partidas. Além do confronto entre a antiga equipe de Júnior Negão e o representante da Concacaf, também se enfrentam o Al-Ahly, do Egito, e o Al-Duhail, do país-sede.

Palmeiras e Bayern de Munique, as duas principais atrações do Mundial, só estreiam na próxima semana. A decisão que irá coroar a melhor equipe do planeta está marcada para o dia 11.