Topo

Rafael Reis

Para algoritmos, Lewandowski é "muito melhor" que Neymar na Champions

Neymar e Lewandowski são os principais astros da final da Champions - David Ramos e Sebastian Widmann/Bongarts/ via Getty Images
Neymar e Lewandowski são os principais astros da final da Champions Imagem: David Ramos e Sebastian Widmann/Bongarts/ via Getty Images

22/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A final da Liga dos Campeões, entre Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, a partir das 16h (de Brasília) de amanhã, em Lisboa (Portugal), irá decidir o campeão europeu da temporada 2019/2020 e, provavelmente, também o jogador que será celebrado como o craque da competição.

Mas, para o "WhoScored?", plataforma que analisa o desempenho dos jogadores dos principais campeonatos do planeta a partir das estatísticas do que eles produziram em campo, a tão alardeada disputa entre Robert Lewandowski e Neymar simplesmente não existe.

De acordo com os algoritmos do site, que chegam a esses resultados sem nenhuma interferência humana, a Champions do centroavante polonês do Bayern é muito superior à do camisa 10 do PSG.

Para o "WhoScored?", as atuações de Lewandowski na atual edição da principal competição interclubes do planeta mereceram até o momento uma nota média de 9,26. O astro brasileiro, por outro lado, recebeu 8,47 como avaliação pela plataforma.

A diferença na nota entre os dois melhores jogadores da Champions é de 0,79, bem superior aos 0,48 que separam Neymar do segundo atleta mais bem avaliado do Bayern, o lateral esquerdo canadense Alphonso Davies.

Ou seja: para os algoritmos, as atuações de Neymar estão mais próximas das de Davies do que das de Lewandowski, e o polonês tem um lugar absoluto como melhor jogador do torneio continental.

O centroavante da equipe de Munique é o artilheiro da Liga dos Campeões com 15 gols, cinco mais que o segundo colocado, o norueguês Erling Haaland (Red Bull Salzburg/Borussia Dortmund). Além disso, ele distribuiu seis passes para seus companheiros balançarem as redes.

Neymar tem números bem mais modestos na competição (três gols e quatro assistências), mas brilhou bastante principalmente nas oitavas (contra o Borussia Dortmund) e nas quartas de final (ante a Atalanta), quando teve a companhia de Kylian Mbappé apenas durante parte do tempo e precisou decidir "sozinho".

Além de principais candidatos ao posto de craque da Champions, os dois também são os favoritos ao prêmio de melhor jogador do mundo, que neste ano será distribuído apenas pela Fifa - a Bola de Ouro, da "France Football", foi cancelada em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Além de Lewandowski, o Bayern tem mais três jogadores no top 10 dos melhores da competição europeu, de acordo com o "WhoScored?": Davies, Serge Gnabry e Thiago. Neymar só tem um companheiro na parte de cima do ranking, o argentino Ángel di María.

Finalista da Champions pela primeira vez na história, o PSG busca a consagração de um projeto iniciado em 2011, quando foi comprado por um fundo de investimentos ligado ao governo do Qatar, que visava colocá-lo entre os times mais poderosas do planeta.

Já o Bayern, que faz parte desse primeiro escalão da bola desde a "era Beckenbauer", lá na década de 1970, quer levantar a "Orelhuda" pela sexta vez. Os bávaros ganharam a competição em 1974, 1975, 1976, 2001 e 2013.

Melhores jogadores da Champions segundo o WhoScored?

1 - Robert Lewandowski (POL/Bayern de Munique) - 9,26
2 - Neymar (BAR/Paris Saint-Germain) - 8,47
3 - Lionel Messi (ARG/Barcelona) - 8,37
4 - Harry Kane (ING/Tottenham) - 8,08
5 - Alphonso Davies (CAN/ Bayern de Munique) - 7,99
6 - Ángel di María (ARG/Paris Saint-Germain) - 7,92
7 - Serge Gnabry (ALE/ Bayern de Munique) - 7,90
8 - Toni Kroos (ALE/ Real Madrid) - 7,84
9 - Gabriel Jesus (BRA/Manchester City) - 7,79
Thiago (ESP/Bayern de Munique) - 7,79

Fonte: WhoScored?