Topo

Rafael Reis

Antes de estrear na TV, Casagrande ganhou a Champions: verdade ou lenda?

Casagrande participa do Globo Esporte; será que ele ganhou a Champions? - Reprodução/TV Globo
Casagrande participa do Globo Esporte; será que ele ganhou a Champions? Imagem: Reprodução/TV Globo

21/08/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Comentarista de futebol da Globo há mais de 20 anos, Walter Casagrande Júnior foi um dos grandes centroavantes do Brasil nas décadas de 1980 e 1990, jogou nos dois clubes mais populares do país, disputou uma Copa do Mundo e venceu a Liga dos Campeões da Europa.

Quase todo mundo que gosta de futebol sabe que Casão foi ídolo no Corinthians, teve uma passagem pelo Flamengo e fez parte da seleção que foi ao México em 1986. Mas, e essa história de Champions?

Será que o ex-atacante realmente ganhou a competição interclubes mais importante do planeta? Ou tudo não passa de apenas mais uma das várias lendas urbanas que tanto fazem sucesso no universo do futebol, como o autismo de Lionel Messi e a transexualidade de Marco Verratti?

Bem, o título de Casagrande não tem nada de fantasioso ou lendário. O hoje comentarista realmente ganhou a Champions, na época chamada de Copa Europeia, em 1986/87, pelo Porto, logo em sua primeira temporada depois de trocar o Corinthians pela Europa.

As dúvidas que muitas pessoas em relação à conquista continental do ex-atacante se devem apenas ao fato de ele não ter participado da decisão do torneio, contra o Bayern de Munique.

Na vitória por 2 a 1 sobre os alemães, em Viena (Áustria), Casão não saiu do banco de reservas. E foi de lá que viu o argelino Madjer e um outro brasileiro Juary, formado no Santos e integrante da primeira geração dos "Meninos da Vila", marcarem os gols que definiram a virada e a primeira taça europeia do clube português.

De fato, o ex-Corinthians teve uma participação pouco expressiva naquela campanha. Com a pesada concorrência no ataque do Porto, ele só foi a campo em dois jogos, os da quarta de final contra o Bröndby, da Dinamarca, e acabou não balançando as redes.

Logo depois da conquista, Casagrande deixou Portugal para atuar pelo Ascoli, da Itália, país que tinha o campeonato nacional mais rico e forte tecnicamente do planeta. O camisa 9 passou seis anos no Calcio.

Na temporada 1991/92, já pelo Torino, o brasileiro voltou a disputar uma competição europeia e, aí sim, conseguiu se destacar.

Com seis gols, Casagrande foi o grande nome da equipe italiana que chegou a bater o Real Madrid nas semifinais e foi vice-campeã da Copa da Uefa (hoje Liga Europa).

Apesar de não ter conquistado o título, o centroavante brilhou até mesmo na decisão: meteu duas bolas nas redes no 2 a 2 com o Ajax, no jogo de ida da final -na volta, o empate sem gols em Amsterdã deu a taça para os holandeses.

Casagrande ainda jogou mais uma temporada no Torino. Em 1993, voltou ao Brasil para jogar no Flamengo. Dois anos depois, pendurou as chuteiras. E, em 1997, entrou para a equipe de comentaristas da Globo.

Paris Saint-Germain e Bayern de Munique decidem neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), no estádio da Luz, em Lisboa, capital de Portugal, quem será o sucessor do Liverpool no posto de melhor equipe de futebol da Europa.

O clube francês busca seu primeiro título da Champions e a consagração de um projeto iniciado em 2011, quando foi comprado por um fundo de investimentos ligado ao governo do Qatar, que visava colocá-lo entre os times mais poderosas do planeta.

Já os bávaros, que fazem parte desse primeiro escalão da bola desde a "era Beckenbauer", lá na década de 1970, querem levantar a "Orelhuda" pela sexta vez. Eles ganharam a competição em 1974, 1975, 1976, 2001 e 2013.