Topo

Rafael Reis

Por onde andam os jogadores do último título de Champions do Bayern?

Jogadores e técnico do Bayern comemoram o título da Liga dos Campeões de 2013 - Laurence Griffiths/Getty Images
Jogadores e técnico do Bayern comemoram o título da Liga dos Campeões de 2013 Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Bayern de Munique já tem cinco títulos de Liga dos Campeões da Europa. E, neste domingo (23), pode se tornar o terceiro clube mais vitorioso da história da competição interclubes número um do planeta.

Caso derrote o estreante em finais Paris Saint-Germain, no estádio da Luz, em Lisboa, a equipe bávara vai igualar a quantidade de taças levantadas pelo Liverpool e só ficará atrás de Real Madrid (13 troféus) e Milan (sete).

Mas será que você ainda recorda quem eram os jogadores que fizeram o Bayern ser campeão europeu pela última vez, lá em 2013?

O "Blog do Rafael Reis" não apenas relembra os integrantes daquele time, como apresenta abaixo o que aconteceu com a carreira de cada um deles nos últimos sete anos e o que eles andam fazendo da vida atualmente.

Manuel Neuer (34 anos) - Um dos remanescentes da equipe que derrotou o Borussia Dortmund na final de 2013, o goleiro é hoje o capitão do Bayern e continua sendo tratado como um dos nomes mais importantes de sua posição no planeta. Neuer foi campeão mundial com a seleção alemã em 2014 e, no mesmo ano, tornou-se o primeiro e até agora único arqueiro finalista da eleição anual da Fifa de melhor jogador do planeta (ficou na terceira posição).

Philipp Lahm (36 anos) - O homem que levantou a "Orelhuda" sete anos atrás, também foi capitão da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 2014 e resolveu se aposentar cedo, ainda no auge da forma técnica e física. Lahm deixou o futebol profissional em 2017, aos 33 anos, quando ainda era um dos principais jogadores do Bayern. Atualmente, ocupa o cargo de embaixador da Euro-2024, que será realizada na Alemanha.

Jérôme Boateng (31 anos) - Outro titular de 2013 que deve novamente começar jogando a decisão deste ano, o zagueiro está no Bayern desde 2011 e já disputou mais de 320 partidas pelo clube. Assim como Neuer e Lahm, também fez parte da seleção que conquistou o tetracampeonato mundial há seis anos. Boateng, no entanto, deixou de ser chamado por Joachim Löw em 2018.

Dante (36 anos) - O único brasileiro titular do Bayern na campanha do título europeu vestiu a camisa do clube durante três anos e também esteve na Copa de 2014. Só que ao contrário dos companheiros de time, não ganhou o Mundial e levou uma goleada por 7 a 1 de boa parte deles. Nos últimos anos, Dante reconstruiu sua carreira no futebol francês. Ele é titular absoluto e capitão do Nice, sexto colocado na última Ligue 1.

David Alaba (28 anos) - Caçula do time campeão europeu, o austríaco era uma arma ofensiva importante usada pelo técnico Jupp Heynckes. Mas, apesar de continuar no Bayern até hoje, suas atribuições mudaram bastante de 2013 para cá. No esquema atual, Alaba não é mais lateral, mas sim um zagueiro pela esquerda. Além de marcar, ele tem a responsabilidade de iniciar, ainda lá de trás, a construção das jogadas ofensivas da equipe germânica.

Javi Martínez (31 anos) - Em 2013, o espanhol vivia sua primeira temporada no Bayern e também seu único momento realmente bom na equipe alemã. Desde então, Martínez foi perdendo espaço no elenco, mesmo se revezando entre o posto de volante (sua posição de origem) e o miolo de zaga. Nesta temporada, participou de 24 partidas, mas só foi titular uma vez desde o fim da quarentena.

Bastian Schweinsteiger (36 anos) - Formado na base do próprio Bayern, era o cérebro do time que conquistou a Champions. Dois anos depois da conquista, resolveu se aventurar no exterior e teve uma passagem frustrante pelo Manchester United. Em 2017, mudou de ares novamente e foi para os Estados Unidos. Schweinsteiger passou os últimos três anos de carreira no Chicago Fire e foi eleito duas vezes para a seleção da temporada da MLS (Major League Soccer). Em outubro do ano passado, anunciou a aposentadoria.

Arjen Robben (36 anos) - Um dos fatores de desequilíbrio do Bayern de 2013, o camisa 10 holandês permaneceu na Baviera durante dez anos. No fim da temporada passada, Robben anunciou a aposentadoria. Só que, após um ano sabático, o atacante decidiu repensar essa decisão. Resultado: assinou com o Groningen, time onde iniciou a carreira, e será uma das atrações da próxima edição do Campeonato Holandês.

Thomas Müller (30 anos) - Outra cria da base bávara, o atacante já ocupa o sétimo lugar na lista dos jogadores que mais defenderam o Bayern em todos os tempos. De 2008 para cá, Müller atuou em 534 partidas oficiais pelo clube e marcou 199 vezes (quinto colocado no ranking histórico). Depois de alguns anos não muito bons, o jogador recuperou a boa fase nesta temporada, sob comando de Hansi Flick, e virou o "maior garçom" do futebol europeu.

Franck Ribéry (37 anos) - O meia-atacante foi um dos principais personagens da conquista de 2013, ganhou o prêmio de craque da Europa e ficou na terceira colocação na eleição de melhor do mundo (apesar de muita gente defender que ele seria o mais justo vencedor). O francês deixou o Bayern no ano passado, depois de 11 anos no clube, para jogar na Fiorentina. Em sua temporada de estreia na Itália, sofreu muito com problemas físicos e só foi a campo 21 vezes.

Mario Mandzukic (34 anos) - Autor do primeiro gol da final da Champions, o centroavante foi embora da Allianz Arena depois da contratação de Robert Lewandowski e ainda teve bons momentos no Atlético de Madri e na Juventus. Na Copa de 2018, foi vice-campeão com a surpreendente seleção croata. E, recentemente, teve seu contrato rescindido com o Al-Duhail, do Qatar, que ocupou sua vaga de estrangeiro com o brasileiro Dudu, emprestado pelo Palmeiras.

Luiz Gustavo (33 anos) - Preterido por Javi Martínez na decisão, o volante brasileiro (mais um que disputou a Copa de 2014) entrou já nos acréscimos da partida contra o Borussia Dortmund e deixou o Bayern logo depois da competição para jogar no Wolfsburg, também da Alemanha. Luiz Gustavo ainda passou pelo Olympique no começo da temporada.

Mario Gómez (35 anos) - Apesar de ter tido uma passagem bastante interessante pelo Bayern, Gómez já era reserva do time em 2013 e só foi a campo na final aos 49 minutos do segundo tempo. Assim como Luiz Gustavo, o centroavante deixou o clube logo depois do encerramento da Champions. Nesta temporada, ajudou o Stuttgart, seu primeiro time como profissional, a retornar para a primeira divisão germânica. Com o objetivo alcançado, pendurou as chuteiras.

Jupp Heynckes (75 anos) - Duas vezes campeão europeu, o veterano treinador já sabia durante a reta final da campanha da Champions que seria substituído por Pep Guardiola na temporada seguinte. A partida contra o Dortmund, aliás, era para ter sido a última da carreira de Heynckes. Mas o técnico se "desaposentou" em outubro de 2017, dirigiu o Bayern por mais uma temporada e faturou outro título alemão antes de voltar para o sossego de quem já trabalhou tudo o que precisava.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, Ribéry não fez gols na final da Liga dos Campeões de 2013.