Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Agora no Flamengo, quando acertou Boto deu lucro de R$ 2,8 bi ao Benfica

José Boto é a grande novidade no Flamengo para 2025. O diretor de futebol português chegará ao Rio de Janeiro apenas no sábado, mas a expectativa a respeito é enorme. Foi dele, em conjunto com o presidente eleito, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, a decisão de não renovar o contrato de David Luiz. O zagueiro foi campeão da Libertadores 2022 e de duas Copas do Brasil pelo clube.

Boto vem do NK Osijek, da Croácia, mas se notabilizou no Benfica. Lá, foi responsável pelo scout, ou seja, observação e captação de jogadores, antes de assumir funções de direção no futebol, passando também pela Ucrânia, no Shakhtar Donetsk.

No Benfica, onde trabalhou por mais tempo, entre 2010 e 2018, acumulou acertos e erros nas contratações de atletas que indicou. Mas quando foi no alvo certo, gerou lucro de 437 milhões de euros (quase R$ 2,8 bilhões), com 282,43 milhões de euros investidos e 719,74 milhões de euros arrecadados nas vendas desses mesmos jogadores. O levantamento é do canal Falso 9, no YouTube.

Um dos maiores acertos foi a contratação de Enzo Perez ao Estudiantes de La Plata. O argentino custou 2,4 milhões de euros e foi vendido ao Valencia por 25 milhões de euros. O mesmo vale para Lindelof, que custou 3 milhões de euros ao Vasteras, da Suécia. O Manchester United pagou 35 milhões de euros por ele.

Já Semedo chegou do português Sintrense a custo zero e saiu para o Barcelona pelo mesmo valor do sueco. Em compensação, o 1,7 milhão de euros investidos em Gabriel Barbosa, por empréstimo, não deu retorno algum, técnico nem financeiro. Assim como Olá John, que custou 12 milhões de euros e não rendeu um centavo ao Benfica.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

10 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Jose Antonio Ferreira de Oliveira

Falta vírgula no título. 

Denunciar

Ricardo Cardoso Silva

Que título mais mal escrito...

Denunciar

Leonardo Lorena

Mauro , vc tá convivendo mto com os estagiários do uol… o titulo da materia parece coisa de aluno do primeiro ano 

Denunciar