PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Justiça concede liminar e libera jogos em Brasília

Estádio Mané Garrincha pronto para receber Flamengo x Palmeiras pelo Brasileirão 2020 - Alexandre Vidal/CRF
Estádio Mané Garrincha pronto para receber Flamengo x Palmeiras pelo Brasileirão 2020 Imagem: Alexandre Vidal/CRF
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

31/03/2021 18h48

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu liminar no fim da tarde desta quarta-feira (31) derrubando uma decisão judicial de ontem (30) que proibia a realização de partidas no Distrito Federal. Com isso devem ser confirmados diversos jogos importantes para o Estádio Mané Garrincha nos próximos dias, além de 30 partidas do NBB, campeonato brasileiro de basquete, a partir de amanhã (1º).

No futebol, estão programados para o Mané Garrincha o segundo jogo da final da Recopa, entre Palmeiras e Defensa Y Justicia (ARG), e o confronto decisivo entre Santos e San Lorenzo (ARG), pela terceira fase preliminar da Libertadores, nos dias 14 e 13 de abril, respectivamente.

Copa do Brasil - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Elenco do Palmeiras celebra o título da Copa do Brasil de 2020
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Nas competições nacionais são diversos jogos. A começar por Flamengo x Palmeiras, dia 11, pela Supercopa, torneio que reúne o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil. Aproveitando a presença tanto do Flamengo quanto do Palmeiras em Brasília também foi marcado para lá o clássico entre Flamengo e Vasco pelo Campeonato Carioca, dia 15.

A decisão da desembargadora federal Ângela Catão, acatando agravo de instrumento do governo do Distrito Federal, porém, vai muito além do futebol. A liminar concedida ontem determinava que o DF deveria retomar as medidas restritivas que estavam sendo aplicadas antes da reabertura do comércio, autorizada na segunda (29) pelo governador Ibeneis Rocha (MDB).

Ontem, a juíza Kátia Balbino havia decidido pelo novo fechamento parcial alegando que o mesmo é necessário devido ao "colapso do sistema público e privado" de saúde no DF. A medida passaria a valer amanhã e deveria prevalecer até que a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) disponíveis na rede pública ficasse entre 80% e 85%. Além disso, a lista de espera de leitos de UTI para pacientes com covid-19 deveria ficar com menos de 100 pessoas.

Foi essa decisão que caiu hoje no TRF1, após o governo do DF alegar que as ações governamentais cabem ao Poder Executivo. "Entendo presente, nesse exame de cognição sumária, a existência de potencial risco de lesão à ordem jurídica", escreveu a desembargadora Ângela Catão.

Estádio Bezerrão - REUTERS/Sergio Moraes - REUTERS/Sergio Moraes
Estádio Bezerrão, em Brasília, vai receber jogo da Copa do Nordeste
Imagem: REUTERS/Sergio Moraes

No futebol, está marcado para amanhã (1º), no Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga, o clássico entre Botafogo-PB e Treze, pela Copa do Nordeste. Para o basquete, o efeito mais imediato da liminar é a autorização para a realização de 30 jogos do NBB em duas semanas no ginásio da ACEB. Com partidas proibidas em São Paulo, onde o campeonato vinha realizando a maior parte das rodadas, todos os times vão se encontrar em Brasília para disputar até três jogos por dia no mesmo ginásio. A maioria das equipes já está no DF.

Siga o Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram e receba atualizações diárias no canal do Telegram.