Topo

CBF mantém Botafogo-PB x Treze em estádio que receberá hospital de campanha

Estádio Bezerrão, em Brasília - REUTERS/Sergio Moraes
Estádio Bezerrão, em Brasília Imagem: REUTERS/Sergio Moraes

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

29/03/2021 16h52

O 'Clássico Tradição', disputado entre as equipes do Botafogo-PB e Treze, vai acontecer ao lado de um hospital de campanha montado no estacionamento do Estádio Bezerrão, localizado em Brasília. O local foi escolhido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para sediar a partida válida pela sexta rodada da Copa do Nordeste, no dia 1º de abril.

A partida estava marcada para acontecer no último domingo (28), no Estádio Amigão, em Campina Grande, mas foi suspensa após ser decreto do governo da Paraíba, publicado no dia 26, estabelecer novas medidas de segurança para conter o avanço da covid-19 e determinar o fechamento dos estádios de futebol. A decisão é válida de 27 de março até 4 de abril.

De acordo com informações dos clubes, o plano inicial era montar o hospital no gramado do Bezerrão, mas por conta das partidas válidas pelo Campeonato Brasiliense e pela Copa do Nordeste, a estrutura ficará no estacionamento, ao lado do campo.

Estrutura estava sendo montada no gramado do estádio - Adriano Teixeira/Novacap - Adriano Teixeira/Novacap
Estrutura estava sendo montada no gramado do estádio
Imagem: Adriano Teixeira/Novacap

Por meio de nota, a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), responsável pela instalação, informou que a mudança foi feita porque o estacionamento do estádio também oferece estrutura para receber o espaço de atendimento de infectados com a covid-19. "A única mudança foi no ponto de montagem, que estava sendo feito no gramado e já foi deslocado para o estacionamento que é ao lado", detalhou.

Os equipamentos para o hospital, que deve abrigar 100 leitos para pacientes com covid-19, chegaram na tarde de domingo, e a instalação começou no turno da noite, sendo possível ver detalhes da estrutura já durante a manhã desta segunda-feira. O prazo para a conclusão das obras é 13 de abril.

Mesmo com a partida válida pela Copa do Nordeste sendo mantida no local, o clássico entre Gama e Brasiliense, pelo Campeonato Brasileiense, que aconteceria no Bezerrão, na quarta-feira (31), foi transferido para Vila Planalto. O novo local foi acertado antes da decisão de montar o hospital no estacionamento e, não, no gramado do estádio.

O Treze está na vice-lanterna do Grupo A da Copa do Nordeste, com cinco pontos somados em cinco rodadas, dois a menos que o quarto colocado, o Confiança, que abre a zona de classificação às quartas de final. O Botafogo-PB, seu principal rival no Estado, está na vice-lanterna do Grupo B, mas a quatro pontos do ABC, que está na quarta colocação, embora com dois jogos a menos.