Topo

Olhar Olímpico

Doria aprova volta de torneios de vôlei, basquete e futsal na fase amarela

Camila Brait na volta aos treinos do Osasco - João Pires/Fotojump
Camila Brait na volta aos treinos do Osasco Imagem: João Pires/Fotojump

21/08/2020 13h22

O governo estadual de São Paulo aprovou o protocolo conjunto apresentado pelas federações paulistas de quatro modalidades de esportes coletivos: vôlei, basquete, futsal e handebol. Com isso, essas quatro modalidades podem voltar a realizar treinamentos e competições em cidades na fase amarela do Plano São Paulo. A Liga Futsal abre a temporada amanhã (22), mas ainda sem jogos de times paulistas programados.

Como mostrou o Olhar Olímpico, antes de apresentar o protocolo conjunto à Secretaria de Esporte, as federações paulistas pleitearam junto à Secretaria de Saúde que o governo estadual cedesse os testes para Covid-19 necessários para a realização dos Campeonatos Paulistas das quatro modalidades. Não foram atendidos.

O protocolo aprovado não inclui a exigência de testes para Covid-19 antes de cada partida, colocando nas costas dos médicos das equipes a responsabilidade pela liberação de atletas. Caberá a eles assinar documento, antes de cada jogo, atestando que cada um dos jogadores de seus times estão livres do coronavírus.

A maior parte do estado de São Paulo está na fase amarela, com algumas exceções. As regiões de Franca, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Registro, Presidente Prudente, Registro e Marília estão em uma fase anterior, a laranja. Isso impede, por exemplo, a equipe de basquete de Franca de treinar e de jogar partidas em casa.

O governo João Doria (PSDB) estipulou que as modalidades esportivas só poderiam voltar a partir da aprovação de protocolos específicos. Os primeiros foram do futebol, seguidos pelo do automobilismo e motociclismo. Há três semanas, o Centro de Contingência aprovou, de forma genérica, a prática de modalidades sem contato físico, o que inclui o vôlei. Mas a Federação Paulista, que programa o estadual para começar em setembro, preferiu apresentar um protocolo detalhado.

Segue proibida a prática de artes marciais e de outros esportes coletivos de contato, como rúgbi e polo aquático, por mais que a seleção brasileira de rúgbi esteja treinando em São Paulo. Apesar da proibição, alguns eventos de jiu-jítsu já foram realizados em locais "secretos" no estado. Para a semana que vem está marcado, para a capital, um evento de boxe com a presença dos medalhistas olímpicos Robson Conceição e Esquiva Falcão. Não há autorização para a prática de boxe no estado.