Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nos games, Neymar é embaixador, MVP e mestre de estratégia

Colunista do UOL

25/11/2022 04h00

Destaque da seleção brasileira e uma das promessas na luta pelo inédito hexacampeonato mundial de futebol, Neymar Jr nasceu em fevereiro de 1992. Tal qual boa parte das pessoas lendo esse texto, fãs de esportes eletrônicos, o craque passou por uma evolução meteórica dos games em geral. É, no Qatar, um autêntico representante da voz que este cenário emite - alta e forte, simbólica e representativa.

Neste mês, Neymar foi anunciado como personagem do Mech Arena, um jogo de tiro, no esquema cinco contra cinco, multijogador para todo mundo, disponível gratuitamente para iOS, Android e PC. Com direito a cores verde e amarela retratadas no traje, o jogador estendeu ainda mais sua participação neste universo, que já vem de longa data e se distribui em várias frentes.

A inteligente estratégia do Mech Arena foi oferecer ao piloto Neymar Jr dentro do jogo um aumento de 35% no dano guiado e de curta distância, 40% de aceleração e tempo de espera a partir do 1º nível, bem como o número máximo de habilidades de vaga de implante. "Buffado", como se diz nos Esports, tal qual esperamos que ele esteja em campo pela Seleção.

"A cada quatro anos, fãs de futebol de todo o mundo se unem para ver seus jogadores favoritos representarem seu países em campo contra os melhores do mundo. Inspirados por esta grande competição e por nossa parceria com NR Sports e o astro do futebol Neymar Jr., queríamos oferecer à nossa comunidade global do Mech Arena um evento especial e um piloto para essa ocasião", afirmou Ronen Gross, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Plarium, empresa responsável pelo game.

Além disso, Neymar também se tornou operador no Call of Duty - se juntarão a ele, em breve, o francês Pogba e o argentino Lionel Messi. Ele, inclusive, fez a dublagem em português do próprio personagem. Vale lembrar que ele já havia virado embaixador do PUBG, com direito a calça, shorts, chuteira, camiseta e até arma personalizada. Uma verdadeira máquina de trabalhar a própria imagem.

No ano passado, Neymar já havia virado personagem do Fortnite, também customizado com a camisa da seleção brasileira. Além de financeiramente importante, por motivos óbvios, a inserção do atacante nos games reforça a imagem dele enquanto ídolo de gerações mais jovens e uma referência vestindo a camisa amarela. Derruba estereótipos e a imagem de diversas polêmicas construídas pelo jogador.

O forte engajamento do jogador com o esporte eletrônico - como fez torcendo pela FURIA no Major de Counter-Strike: Global Offensive, realizado no Rio de Janeiro neste mês, também carrega consigo uma enorme legitimidade. Obviamente, há que ame Neymar e não conheça Esports. Atrelar a imagem dos jogos eletrônicos ao jogador é mostrar que há aí um campo de profissionalismo e seriedade.

No FIFA, no Fortnite, no Mech Arena, no PUBG, no Call of Duty... É importante para Neymar e também para os games que ele expanda cada vez mais sua imagem e se torne uma figura próxima dos torcedores e do público. Nesse cenário, certamente já temos o nosso MVP. Que também seja no Catar.