Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

De Neymar a Gaules, Major no Rio vai além das expectativas

FURIA no Major do Rio - Divulgação/ESL
FURIA no Major do Rio Imagem: Divulgação/ESL

Colunista do UOL

08/11/2022 04h00

Um sonho que se tornou realidade. Uma realidade, esta, projetada ao longo de anos e anos no imaginário dos fãs de Counter-Strike: Global Offensive. É oficial: o IEM Rio Major nem chegou à sua fase principal e já entregou tudo o que se esperava dele no que diz respeito à relação entre o FPS da Valve e o Brasil. A energia que emanou das arquibancadas do Riocentro no último domingo (e que certamente será reproduzida na Jeunesse Arena) é algo que ficará para sempre marcado na história do esporte eletrônico.

A postagem de Michal "CARMAC" Blicharz, alto executivo da ESL, com imagens dos torcedores brasileiros diz tudo: "Magnífico Mágico. Louco". De fato, vem sendo. E será ainda mais. A prova de que é um estrondoso acerto apostar no Brasil como um terreno fértil para o Esport e que não há público que honre tanto essa escolha como o nosso. Prova material que roda o planeta com uma conclusão inevitável: que torcida é essa?

As quedas precoces, com frustrantes campanhas de 0-3, de 00Nation e Imperial, nem de longe abalaram o ânimo do "brasileirinho", que agora se apega à FURIA, representante tão fiel do nosso CS:GO no mais alto nível competitivo do planeta nos últimos anos. O sentimento de que é possível ver o trabalho sério da organização ser recompensado com o título em casa cresce a cada dia. Ainda mais com o 3-0 no Legends Stage.

Aliás, ainda no que diz respeito à relação entre Counter-Strike e Brasil, há que se ressaltar a postura de figuras como TACO, que, independentemente da eliminação, continuou frequentando o local de disputa e se mostrando totalmente à disposição dos fãs no Rio de Janeiro. História não se compra - e essa o jogador tem de sobra. Máximo respeito a uma figura tão profissional como ele.

No dia 13 de novembro, antes da Grande Final, a showmatch de Brasil contra a Suécia, com o quinteto histórico, bicampeão de Major, formado pelo próprio TACO ao lado de FalleN, coldzera, fer e fnx, será uma recompensa ao público que os acompanhou fielmente por tanto tempo - e para aqueles que chegaram depois, mas ouviram as histórias épicas de um elenco que imprimiu seu nome nas páginas mais gloriosas do esporte eletrônico nacional.

Outro post bastante simbólico é o de Neymar. "Zero ansioso para qualquer coisa", como o próprio se definiu, o camisa 10 da seleção brasileira disse que, ao ver a torcida no Major do Rio de Janeiro, bateu a dose extra de empolgação para a Copa do Mundo - que acontece a partir do dia 20 deste mês, no Catar. Sem moral o CS:GO, né?

Se você gosta de esporte eletrônico, não deixe de aproveitar nenhum segundo dessa merecida oportunidade que o Brasil está tendo de receber o Major. Se você pouco conhece desse universo, mas leu este texto até aqui, dê uma chance e assista a pelo menos um dia de disputa - de preferência, com a FURIA no servidor. Vai valer (e muito) a pena.