Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com BLAST e Brasil forte, Rainbow Six se alavanca globalmente

Nova divisão de regiões do Rainbow Six Siege - Divulgação/Ubisoft
Nova divisão de regiões do Rainbow Six Siege Imagem: Divulgação/Ubisoft

Colunista do UOL

29/12/2022 04h00

Um dos esportes eletrônicos onde o Brasil é mais respeitado no planeta, com uma trajetória grandiosa construída desde os primeiros passos do cenário competitivo, o Rainbow Six Siege passará por mudanças interessantes para a próxima temporada. A principal delas é a entrada da BLAST como parceira global - de programas regionais a eventos internacionais. Um grande estímulo para que o nível seja ainda mais alavancado.

O Brasil será uma das nove regiões do R6 global - ao lado de Europa, América do Norte, Japão, Coreia do Sul, América Latina Hispânica, Ásia, Oceania e MENA (Oriente Médio e Norte da África). Um reconhecimento mais do que justo para o país, que empilhou taças nos últimos anos e atraiu ao solo nacional organizações que estão entre as mais reconhecidas do planeta.

O comunicado oficial fala em "adequar os programas às especificidades de cada região"e que "a BLAST trará o melhor de sua tecnologia líder do setor, valores de produção 'primeiro para os fãs' e extensa experiência em organizadores de torneios para cumprir nossa visão compartilhada para o futuro do Rainbow Six Esports". Uma junção de expertise que promete.

"Estamos orgulhosos em trabalhar com a BLAST pelos próximos anos. O consolidado e super competitivo circuito de R6 se beneficia da reconhecida experiência da BLAST para produzir um grande espetáculo de Esports", afirmou Leandro Estevam, Diretor de Esports da Ubisoft Brasil, ao GGWP.

Com o tradicional Six Invitational e dois Majors por ano, os programas regionais serão trabalhados em um sistema híbrido, com componentes abertos e fechados. A ideia de entender que cada região funciona de um jeito específico e a capacidade de se adaptar a isso, culminando sempre em competições internacionais, faz com que o cenário cresça de forma coletiva e sem se atropelar.

Um ponto a se destacar é que não haverá mais qualificatórias de última chance para o Six Invitational - fazendo com que o caminho rumo à marreta mais desejada do mundo se dê por meio da pontuação acumulada de acordo com o desempenho regional e internacional. Ou seja: a regularidade se torna ainda mais importante para que uma organização se sobressaia perante suas concorrentes.

No esporte eletrônico, juntar forças de grandes corporações e fazer o intercâmbio de experiências é sempre importante para que não haja estagnação. Será interessante ver Ubisoft e BLAST levando o Rainbow Six Siege à frente para novos passos - principalmente no Brasil. Potencial é o que não falta.