Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com Messi x CR7, games rivais também têm "Copa do Mundo à parte"

Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo nos games - Divulgação
Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo nos games Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

14/11/2022 04h00

Estamos em tempos de Copa do Mundo - o maior evento do esporte mais popular do planeta, que acontece de quatro em quatro anos. Há inúmeras relações entre o futebol e os games, e os grandes astros estão cada vez mais relacionados com esse ecossistema. Há pouco menos de dois anos, Cristiano Ronaldo virou personagem no Free Fire. No ano passado, Neymar se transformou em skin no Fortnite. Neste ano, foi a vez de Lionel Messi integrar o rival PUBG Mobile.

À parte da reflexão óbvia, que é a sobreposição entre fãs de futebol e pessoas que gostam de jogos eletrônicos, há que se entender como atingir tais públicos é importante para os atletas - ainda que eles sejam do calibre de Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, considerados alguns dos melhores jogadores de uma geração e, certamente, ocupando uma posição no grupo dos maiores do esporte.

"Os videogames sempre foram uma grande parte da minha vida. Acho incrivelmente úteis para relaxar e me divertir quando não estou treinando e para me conectar com meus colegas de equipe, amigos e familiares. PUBG MOBILE é muito divertido, e eu estou pessoalmente entre seus milhões de fãs em todo o mundo", afirmou, recentemente, Messi.

Um dos maiores desafios atuais do futebol é fazer com que as novas gerações tenham, em meio a tantas opções de entretenimento, preferência central por ele. Não é fácil. Da mesma forma que o esporte tradicional cria ídolos, o esporte eletrônico também o faz. Uma saída extremamente inteligente é essa que as publishers têm buscado: juntar forças para encontrar um caminho de sucesso para todos os envolvidos.

Grandes atletas, independentemente da modalidade, são ícones pop. O sucesso, seja ele dentro de campo, de quadra ou do servidor, sempre estará atrelado a um aumento de popularidade e uma consequente maior atenção por parte de marcas, sejam elas endêmicas ou não do respectivo campo de atuação. Há quem torça o nariz na linha do "nada a ver", mas tais estratégias são comprovadamente eficientes.

Tenha certeza que houve quem se interessasse pelos jogos aqui anteriormente citados pela presença dos ídolos do futebol nele. Em uma semana, Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar estarão em campo no Catar a serviço de suas respectivas seleções, e quem tem ligações com eles, sejam games ou marcas dos mais variados produtos, terão nas mãos novas chances de "surfar a onda".