Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cyber, Brasil e o Esports Awards: relevância à altura do nosso país

Cyber Esports Awards - Divulgação/Esports Awards
Cyber Esports Awards Imagem: Divulgação/Esports Awards

Colunista do UOL

09/12/2022 04h00

Considerado o "Oscar dos Esportes Eletrônicos", o Esports Awards acontecerá em Las Vegas no dia 13 de dezembro. Evento de grande prestígio no mercado, a premiação, obviamente, terá a presença de brasileiros entre os concorrentes. Falar sobre tudo em um mesmo tempo seria utópico, por isso, hoje, gostaria de centralizar a conversa em torno dos pro players que estão na disputa de posto de melhor jogador - no PC, no controle e também em dispositivos móveis. Aprofundando em um caso específico.

No caso de mobile, são dois concorrentes, ambos da LOUD - que também figura na disputa como organização do ano e como equipe do ano (a de VALORANT). Cauan "Cauan7" da Silva e Luan "Lost" Souza, do Free Fire. No controle, Yan "yanxnz" Xisto, atleta de Rocket League da FURIA. Por fim, no PC, Jaime "Cyber" Ramos, do Rainbow Six Siege da FaZe Clan.

É simbólico que tenhamos representantes nas três categorias, ainda que, no Brasil, elas tenham diferentes dimensões e repercussões. Mais uma prova de que o país não é relevante somente no que diz respeito à torcida e à fidelização dos fãs, mas sim em gameplay de diferentes gêneros. FPS, Battle Royale, Sports-Action... Acredite: em todo tipo, haverá pelo menos um grande nome levantando nossa bandeira.

Em um ano no qual tivemos Major de Counter-Strike: Global Offensive no Brasil, um evento sonhado há anos pela comunidade, e acompanhamos uma representante nacional conquistando o título mundial de VALORANT, com a LOUD, é interessante ver a valorização de Cyber, do Rainbow Six, como único brasileiro na luta pelo prêmio na categoria PC.

Veterano do cenário competitivo do FPS da Ubisoft, o pro player tem uma trajetória que praticamente se confunde com a do R6 no Brasil. Compete em alto nível no game desde 2017. Chegou à glória máxima com o Major da Suécia, conquistado no ano passado. Foi um dos eleitos para o dream team do Rainbow Six Siege brasileiro neste ano. É símbolo de um jogo que, mesmo com alta concorrência, se mantém extremamente relevante no país.

O Rainbow Six Siege é a prova de que sempre devemos acreditar na força do FPS brasileiro e trabalhar astros a longo prazo. Entre altos e baixos, obstáculos e limitações, o game colocou o país no topo do mundo e como referência de gameplay. Cyber estar nesta disputa, além do óbvio mérito próprio do jogador, é também uma conquista coletiva da comunidade como um todo.

Tanto nas premiações locais quanto internacionais, é importante ver o valor dos nossos astros sendo reconhecido. No esporte tradicional, tais cerimônias são tradição há muito tempo - e agora, nos Esports, também estão se tornando. Aos fãs, cabe apoiar como uma legitimação de um trabalho de tantos e tantos anos sendo elevado a um outro patamar. Estamos na torcida, Cyber - e todos os outros brasileiros!