Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Oscar dos Esports dá a letra: olho no PUBG (e no cenário) Mobile

PUBG Mobile se destaca - Divulgação/Esports Awards
PUBG Mobile se destaca Imagem: Divulgação/Esports Awards

Colunista do UOL

17/12/2022 04h00

Considerado o "Oscar dos Esportes Eletrônicos", o Esports Awards premiou os melhores de 2022 nesta semana, em uma cerimônia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. Obviamente, em meio a tantas categorias, há diversas análises a se fazer - concentradas ou não em pontos específicos. O que eu gostaria de destacar hoje é como ficou expressa e totalmente evidente a força do cenário competitivo dedicado aos games mobile.

Antes de mais nada: a relevância dos jogos para dispositivos móveis já é tamanha, que, no ano que vem, haverá um Mobile Awards - ou seja, uma premiação dedicada somente aos Esports mobile. Significativo a longo prazo, mas consciente, já que há diversos gêneros, muito diferentes entre si, englobados em um mesmo universo. No começo, se justificava englobar tudo em um só escopo. Não é mais o caso.

Por exemplo: é justo que se eleja o melhor jogador de MOBA mobile e o melhor no Battle Royale mobile. Estamos falando de um cenário que, embora acabe tendo menos repercussão em regiões como América do Norte e Europa, por questões socioeconômicas que facilitam o acesso a consoles e PCs, é um fenômeno na Ásia (com destaque para o Sudeste) e também em pontos emergentes do globo.

Dentro desses jogos, há um sobre o qual já falamos algumas vezes aqui no GGWP, e que mais uma vez merece destaque especial: o PUBG mobile. Eleito o melhor Esport para celular do ano, o game venceu uma disputa com Free Fire, Wild Rift, Pokémon UNITE, Arena of Valor, Mobile Legends, Call of Duty e Brawl Stars. Uma briga de altíssimo nível.

Além disso, Zeng "Order" Zehai, atleta chinês de 20 anos da Nova Esports, praticante do próprio PUBG Mobile, levou a melhor como melhor jogador de Esports para dispositivos móveis em 2022. Uma dobradinha para o game e também um alerta ainda maior para a próxima temporada, dedicado a quem ainda não entendeu a força do game, pioneiro em Battle Royale na sua versão original, agora tão bem adaptada ao mobile.

A PUBG MOBILE Pro League expandiu, neste ano, para 13 regiões em cinco continentes, e a PUBG MOBILE Club Open, campeonato aberto para descobrir talentos da comunidade, recebeu mais de 600 mil registros. Em 2022, o PUBG MOBILE Global Championship 2022 está sendo realizado na Indonésia, com premiação total de US$ 4 milhões. Um investimento que está se convertendo em sucesso.

O cenário de Esports é sempre dinâmico - e muita coisa pode mudar em um curto período de tempo. Porém, há que se observar movimentações progressivas que continuam a acontecer. Olho no cenário competitivo de mobile para 2023. A evolução é notável, e a tendência é só de crescimento.