Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que esperar dos Esports no Brasil em 2023?

Colunista do UOL

30/12/2022 04h00

O ano vai chegando ao fim, é tempo de promessas, de renovações e recomeços, mas também de projetar um próximo ciclo. Os últimos 12 meses foram intensos para o esporte eletrônico brasileiro. Mas o que nos aguarda em 2023? A ideia deste texto é justamente deixar você por dentro do que a próxima temporada de Esports nos reserva, e mostrar como o Brasil estará, mais uma vez, em foco para este mercado tão promissor e apaixonante sobre o qual falamos aqui no GGWP há três anos.

É inevitável que o principal assunto seja o FPS. A tradição do nosso país nos jogos de tiro em primeira pessoa dispensa apresentações. Acompanhamos a inigualável festa da torcida durante o Major de Counter-Strike: Global Offensive realizado no Rio de Janeiro. Vimos o Ginásio do Ibirapuera pulsar com o Last Chance Qualifier de VALORANT, colocando Brasil e LATAM frente a frente. E ano que vem tem muito mais.

A começar pelo VCT LOCK//IN, evento que reunirá em São Paulo todas as 30 equipes que firmaram uma parceria a longo prazo com a Riot Games no novo sistema competitivo do VALORANT. Serão três semanas de campeonato, com público em todas as partidas, em uma competição que promete marcar época para o game - e também para os fãs.

Além disso, a IEM já confirmou que trará ao Brasil mais uma competição internacional de CS:GO no ano que vem - embora ainda não se saiba detalhes relativos à cidade-sede do evento. Justíssimo, aliás. A comunidade, que por tanto tempo esperou um Major, e deu um show de arquibancada na Cidade Maravilhosa, merece ter o gosto de grandes torneios por aqui com uma frequência bem maior.

O ano de 2023 tem muitas perguntas a serem respondidas nos Esports. O mercado dos games mobile é um que promete. Com o encerramento do cenário competitivo de Wild Rift a nível global, sendo concentrado única e exclusivamente na China, como ficará a concorrência no Brasil? O Free Fire retomará o posto de destaque após um ano discreto em 2022? E o PUBG Mobile, seguirá se expandindo e fazendo bonito? Honor of Kings conseguirá se firmar?

Vale lembrar: esse ano ainda foi bastante atrapalhado pela pandemia do COVID-19, no que diz respeito às restrições sanitárias nas competições. O CBLOL, por exemplo, não conseguiu vender ingressos para a sua Primeira Etapa inteira. Terá, em 2023, a chance de (se nada mudar em relação ao cenário atual, obviamente) encher seu estúdio em todas as rodadas e, mais uma vez, culminar com outra final de tom épico.

É desnecessário repetir a magnitude dos investimentos, a capilarização das marcas e como a tendência é que vejamos ainda mais crescimento no ano que vem. A barra de qualidade está cada vez mais alta para as organizações. E você, em qual game, organização, pro player e publisher aposta como destaque para 2023? Feliz Ano Novo - de preferência, cheio de Esports!