PUBLICIDADE
Topo

Conversa de Portão #38: Quem são as mães que te criaram?

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

29/06/2021 06h00

É nos primeiros anos de vida que as crianças desenvolvem capacidades e habilidades que levarão para toda a vida. A chamada primeira infância, dos 0 aos 6 anos, é a fase mais importante para a criança e a mais difícil, sobretudo para as mulheres.

Neste episódio de Conversa de Portão, a jornalista Mayara Penina entrevista a psicóloga Fernanda Lopes para saber se é possível cuidar de uma criança sozinha e garantir a ela as condições necessárias para que desenvolva seus aspectos físicos, biológicos, intelectuais e sociais.

"A mãe geralmente se organiza com as mulheres da família ou com amigas, e o companheiro fica excluído", diz a psicóloga. "Quando ela recorre a uma rede de apoio, a ajuda pode ser inclusive paga, mesmo se é alguém da família" (a partir de 4:08 do arquivo acima).

Fernanda alerta para o fato de muito se discutir sobre o trabalho que as mães têm em acordar de noite, amamentar, limpar, fazer dormir, mas pouco se fala sobre o emocional. "Decifrar o mundo para alguém que não te responde é muito exaustivo. Ter outro adulto para trocar faz uma diferença enorme na saúde mental da mulher" (a partir de 7:42 do arquivo acima).

Este episódio faz parte da série "As Mães que me criaram", uma parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.