Topo

Papo Preto #34: Mulheres pretas no mercado de streamings

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

09/06/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe a produtora de conteúdo Anne Quiangala, criadora do Preta, Nerd e Burning Hell, um canal de democratização de conhecimento, que fala sobre e analisa, sobretudo, a cultura pop.

Anne nasceu no Espírito Santo em uma família só de homens. Ela conta que desde pequena gostava de games e quadrinhos, mas sentia dificuldade de se identificar com personagens na hora de brincar com os primos porque não encontrava representatividade nas histórias (a partir de 3:42 do arquivo acima).

Ela não encontrava também representatividade na própria sociedade, porque nunca tinha conhecido nenhuma preta que fosse nerd como ela. "Sou uma pessoa preta e não conhecia pessoas pretas nerds. Não fazia sentido. Jogar muitas horas era muito viciante para mim", conta. "Mas tudo começa com o desconforto da vida e vira uma questão retórica, fui buscar e comecei a pinçar algumas personagens que me representavam" (a partir de 8:47 do arquivo acima).

Anne Quiangala cursou letras na graduação, fez mestrado e agora cursa doutorado. Ela levou a academia para o universo dos gamers e dos quadrinhos. No blog que mantém e em lives que promove, comanda conversas a partir de análises com bibliografia de aspectos da cultura pop.

"Fazemos isso para sairmos da ideia de que a cultura pop é sobre achismos. Argumentamos com estudos e explicamos. Fazemos lives jogando e falando e mediando leituras", conta. "O legal desse o compromisso coletivo é que trazemos conhecimento científico de forma divertida" (a partir de 23:40 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papo Preto #34: Mulheres pretas no mercado de streamings - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Papo Preto