PUBLICIDADE
Topo

Levou a casa na mudança: imóvel inteiro aparece rodando pelas ruas do PR

Simone Machado

Colaboração para o UOL

16/05/2021 04h00

Já imaginou se mudar de cidade e continuar morando na mesma casa? A pergunta pode parecer confusa, mas é exatamente isso que fez um morador do município de Palmas, cidade a 380 km de Curitiba, no Paraná. Ele contratou um caminhão para levar sua casa de madeira para o seu novo endereço, em uma cidade vizinha.

O transporte inusitado de uma casa inteira chamou a atenção dos moradores da cidade de pouco mais de 51 mil habitantes nesta semana, que fizeram questão de registrar o fato em fotos e vídeos.

O morador Silvio Junior Mendes foi um dos que parou para acompanhar o transporte. Por volta das 13h de terça-feira (11), ele seguia para o trabalho quando se deparou com o caminhão transportando o imóvel.

"Eu particularmente nunca tinha visto uma casa ser transportada aqui na cidade. Acredito que nos dias de hoje isso é raro e eu achei bem bacana a ideia", diz.

Mendes relata que a casa foi transportada inteira, inclusive com chaminé, antena e fiação. Para fazer a locomoção com segurança, a equipe contratada para fazer o transporte levantava a fiação da rua para não enroscar no imóvel.

"Os profissionais que fizeram tal atividade eram bem profissionais. Tinham alguns guris que suspendiam a fiação de luz da rua para a passagem e sinalizavam com bandeiras vermelhas, alertando o trânsito", lembra o morador.

Ainda segundo Mendes, a situação chamou a atenção dos moradores da cidade, que pararam suas atividades e, da calçada, acompanharam o transporte da casa.

"Todo mundo ficou bem curioso. Eu mesmo parei para registrar. Inclusive muitos brincavam sobre o motivo de a pessoa transportar a casa em vez de comprar outra. Uns brincavam que a casa deveria ser de um casal que veio a separar-se e, como teriam que dividir tudo, um ficou com o terreno e o outro com a casa. Outros diziam que o morador havia enjoado de morar no bairro e por isso estava indo para outro lugar. Nos divertimos com o fato", acrescenta Mendes.

Segundo a Prefeitura de Palmas, para transportar objetos como uma casa, que ocupem mais de uma pista, é preciso pedir autorização ao município para que autoridades acompanhem a locomoção, já que esse tipo de transporte pode colocar em risco a vida de outros motoristas e pedestres.

Como é feito o transporte

Transporte de casa inteira no Paraná - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O serviço de remoção e transporte de residências de madeira é trabalhoso e exige atenção e cuidado. Inicialmente seis catracas são apoiadas na casa, três em cada lado. Dessa forma o imóvel é levantado e colocado sobre o caminhão. Na chegada, a retirada é feita da mesma maneira.

Antes de ser transportado, o imóvel passa por uma avaliação e medição. Segundo empresas especializadas, há um limite de tamanho para fazer esse tipo de serviço. Além do motorista, pelo menos outros seis profissionais ajudam no transporte.

Transportar a casa inteira sem destruí-la pode ser vantajoso para o morador, devido à praticidade e ao fato de o imóvel não estragar. Destruir a antiga para reconstruir em novo endereço usando o mesmo material pode danificar a madeira e os gastos seriam superiores aos do transporte.

Para fazer o transporte de casa é necessário ter autorização da prefeitura e, caso o imóvel vá para outra cidade, é necessário comunicar a polícia rodoviária, que é responsável por auxiliar no translado e garantir a segurança no trânsito.