PUBLICIDADE
Topo

Gol Tucson: carro 'híbrido' do Amazonas deveria ser estudado pela Nasa

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/11/2021 04h00

Visto de traseira, o carro do vídeo acima parece ser apenas mais uma das milhares de unidades do Hyundai Tucson que circulam pelo Brasil afora. Um olhar mais atento, contudo, faz perceber que colocaram o emblema do Volkswagen Gol na tampa do porta-malas.

Isso não aconteceu por acaso: quem observar a lateral do veículo logo perceberá que trata-se de um "híbrido" que combina a dianteira do hatch compacto com a traseira do SUV da marca sul-coreana.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Sim, o Gol Tucson existe e estaria em Parintins, município localizado no leste do Amazonas, próximo à divisa com o Estado do Pará.

"Rapaz, dessa vez a Nasa vem analisar o brasileiro. Não sei nem qual é o nome disso", ouve-se na gravação.

De fato, o meme é mais um a fazer graça com a criatividade e a capacidade de adaptação do nosso povo - que seriam tão grandes a ponto de motivar um estudo dos cientistas da Nasa.

UOL Carros já trouxe outros exemplos de criações brasileiras que mereceriam uma análise aprofundada da agência espacial norte-americana - como o Fusca Veloster, o Chevette Montana e o Uno de seis rodas.

Não temos informações sobre como o Gol Tucson foi construído, mas sabemos, pelas respectivas placas, que está registrado em Manaus (AM) como um VW Gol 1.0 ano/modelo 2006/2007 convencional.

A transformação mistura chassis de dois modelos completamente distintos e, portanto, mexe na estrutura do veículo. Como houve alteração nas características originais de fábrica, o carro deve necessariamente ser submetido uma vistoria. Caso as mudanças sejam aprovadas por empresa credenciada pelo respectivo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), são emitidos novos documentos, de forma que o automóvel seja autorizado a circular em vias públicas.

O vídeo exibe um adesivo com a inscrição "Trânsito Livre" no para-brisa do Gol Tucson, mas isso não significa que esteja legalizado.

E você, o que achou desse "híbrido" amazonense?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.