Topo

É BMW ou Opala? Nem carrão de luxo resiste à criatividade do brasileiro

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/10/2020 04h00Atualizada em 03/11/2020 15h24

No começo da década de 1990, quando o governo Collor liberou a importação de carros no País, o BMW 325i era o sonho de consumo de muitos brasileiros.

Caro, moderno e potente, o sedã alemão destoava dos modelos nacionais vendidos na época.

Um exemplar preto de 1995, trazido ao Brasil pela importadora Regino, então representante oficial da BMW, acabou viralizando nas redes sociais esta semana.

O vídeo que tem atraído tanto interesse não traz um exemplar em perfeito estado de conservação - o carro, tampouco, pertence a alguma celebridade.

BMW 325i 1992 - Divulgação - Divulgação
BMW 325i era um dos carros mais desejados na década de 90, quando as importações foram liberadas
Imagem: Divulgação

Na verdade, o 325i já teve dias melhores e exibe logotipo da BMW desgastado e outras marcas causadas pelo tempo.

O que chamou a atenção nele está embaixo do capô: no lugar do motor original, dotado de injeção eletrônica e com 192 cv, está um propulsor de Chevrolet Opala.

O autor da gravação conversa com outro homem e mostra o sedã estacionado sobre a calçada, ao lado de uma oficina mecânica.

"Quando você pensa que já viu de tudo... Olha a marca: BMW, irmão. Vamos ver o motorzão que está aí", diz.

O colega, então, abre o capô e mostra o 2.5 de quatro cilindros com bloco azul de Opala - equipado com carburador e capaz de render pouco mais do que 80 cv quando novo e sem nenhuma preparação.

Além da troca do motor, o radiador também não é original e foi "emprestado" de um Jeep Willys, ouve-se no vídeo.

"É o melhor motor do mundo. Está funcionando que é uma beleza. Liga aí", pede o responsável pelo meme.

Após cinco tentativas, finalmente o 2.5 entra em funcionamento, com o ronco característico que todo "opaleiro" bem conhece.

"Oficina Los Hermanos, galera. Quem tiver BMW e Mercedes com motor 'bigodado', a gente dá um jeito".

Exceto pelo nome da oficina, a gravação não informa quando e onde foi realizada.

Carro estava em oficina de Magé

Oficina Los Hermanos Magé RJ Roberto de Oliveira Soares Irmão - Reprodução/Google Street View - Reprodução/Google Street View
Oficina Los Hermanos (à esq.) reparou escapamento do BMW, que já chegou com motor trocado
Imagem: Reprodução/Google Street View

UOL Carros investigou e descobriu que a Los Hermanos fica em Magé (RJ), município da Baixada Fluminense.

A reportagem conversou com Roberto de Oliveira Soares, de 53 anos - o homem que mostra o motor inesperado no vídeo viral.

Soares conta que é sócio da oficina, juntamente com o responsável pela gravação, realizada há poucos dias.

"Esse BMW é de um cliente aqui de Magé. Ele deixou o carro para reparar o escapamento e o sedã já chegou com motor e câmbio manual de Opala. O proprietário anterior foi quem realizou a troca", explica Soares, cujo apelido é "Irmão" - daí o nome da oficina.

O mecânico relata que sua oficina está acostumada a adaptar a mecânica do sedã da Chevrolet em outros veículos - embora não tenha feito esse serviço no 325i.

"Instalamos muito esse motor no Jeep Willys. Meu sócio tem um com essa adaptação", diz Soares, dono de um Toyota Bandeirante que ele mesmo reformou.

Segundo o mecânico, o motor do BMW foi trocado para aliviar os gastos com manutenção e uso do modelo alemão, que não são baixos.

"O original, de seis cilindros, é muito beberrão e difícil e caro de consertar. Daí o antigo dono realizou a substituição".

Roberto Soares destaca que o carro do meme não é o único BMW de Magé a trocar o motor original. Ele sabe de outro, que recebeu propulsor 1.8 AP retirado de um Volkswagen Santana.

"Esse participa de provas de velocidade".

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.