PUBLICIDADE
Topo

VW Brasília é achada emparedada durante desapropriação na 'cracolândia'

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/05/2021 04h00Atualizada em 13/05/2021 18h33

A desapropriação de um imóvel na capital paulista realizada pela Prefeitura trouxe uma surpresa. Em ação realizada no mês passado na região da 'cracolândia', e cujas imagens viralizaram nos últimos dias, funcionários encontraram uma velha Volkswagen Brasília emparedada no subsolo do prédio.

Segundo a administração municipal, a antiga proprietária do sobrado localizado na região central foi informada sobre a descoberta e providenciou a retirada do veículo. A remoção exigiu a derrubada e a posterior recomposição de uma parede, que encobria a garagem, e o auxílio de um pequeno trator para puxar a Brasília até o nível da rua.

Brasília trator cracolândia - Reprodução - Reprodução
Trator foi usado para resgatar Brasília emparedada no subsolo de prédio na Rua Helvétia
Imagem: Reprodução

A Prefeitura de São Paulo não deu mais informações solicitadas pela reportagem, como o motivo da desapropriação, a identidade da dona do carro, o tempo que o veículo passou encoberto por tijolos e cimento e para onde foi levado.

Questionada, a Secretaria Municipal de Habitação também não informou se havia moradores no prédio antes de ele ser desapropriado nem qual será a destinação dada ao sobrado - que fica na altura do número 120 da Rua Helvétia.

Ao mesmo tempo, o Google Street View exibe foto captada em dezembro de 2014 do mesmo edifício, mostrando que a garagem ainda não estava emparedada na época.

UOL Carros também procurou a Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo, já que um vídeo do resgate que circula nas redes sociais - e ilustra esta reportagem - mostra trabalhadores com uniforme da PPP Habitacional.

Brasília trator cracolândia traseira - Reprodução - Reprodução
Não se sabe quanto tempo o veículo dos anos 70 ficou enclausurado nem o motivo de ter sido emparedado
Imagem: Reprodução

Trata-se de uma parceria público-privada do governo paulista para a construção de moradias para cidadãos de baixa renda, que inclui desapropriações e demolição de imóveis na 'cracolândia', como parte dos planos de revitalização da área.

As desapropriações e a consequente retirada de moradores na região chegaram a ser suspensas pela Justiça em março deste ano.

Brasília trator cracolândia dianteira - Reprodução - Reprodução
Velha Brasília não está nas melhores condições de conservação, mas sobreviveu ao passar do tempo
Imagem: Reprodução

De acordo com a gestão do governador João Doria, a PPP da Habitação foi acionada a pedido da Prefeitura, responsável pelas desapropriações, para ajudar na remoção do automóvel, efetuada no último dia 7 de abril.

"A PPP não tem informações sobre a destinação do veículo nem sobre o proprietário do imóvel, uma vez que todas as tratativas de desapropriação são feitas pela Prefeitura. Por ser um imóvel tombado, o espaço será preservado", diz nota encaminhada à reportagem pelo governo paulista.

Quanto à VW Brasília emparedada, ela traz placa amarela na traseira e se encontra em condições precárias: a carroceria está coberta por poeira e ferrugem, o motor aparenta estar em péssimo estado e a cabine exibe teias de aranha e estofamentos rasgados.

Brasília trator cracolândia interior - Reprodução - Reprodução
Cabine do veículo está em condições lastimáveis, com bancos puídos e muita sujeira acumulada
Imagem: Reprodução

Seu ano de fabricação é desconhecido, mas o vídeo e fotos sugerem que foi produzida no fim da década de 1970.

A julgar pelas imagens, você daria uma segunda chance e devolveria essa Brasília à velha forma? Deixe sua opinião nos comentários.