Prêmio UOL Carros

Evento celebra os melhores da indústria automotiva em 2021; confira os indicados

Vitor Matsubara Colaboração para o UOL Arte UOL

Os melhores de 2021

O Prêmio UOL Carros mantém a tradição de prestigiar os destaques do mercado automotivo no ano e chega a sua quinta edição em 2021.

O evento ocorrerá no dia 8 de dezembro, com transmissão ao vivo nos canais de UOL e UOL Carros no Youtube e Facebook, além das respectivas homepages.

O júri composto por 22 jornalistas especializados no setor automotivo escolherá os melhores em 14 categorias, com quatro finalistas em cada uma delas.

Também será entregue o prêmio da categoria "Melhor Pós-Venda", com vencedor definido pelo público através de votação na página de UOL Carros entre os dias 25 de outubro e 6 de dezembro.

Nesta reportagem especial, divulgaremos a cada dia os indicados de uma das 14 categorias, selecionados pela equipe do UOL Carros considerando os critérios de "design", "custo-benefício", "tecnologia e conectividade", "desempenho" e "consumo".

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A briga pelo título de melhor SUV compacto no Prêmio UOL Carros promete ser uma das mais acirradas da premiação.

O Fiat Pulse estreou fazendo barulho. Baseado no Argo, ele traz design esportivo, um bom pacote de itens de série e o inédito motor 1.0 turbo, que gera 130 cv com etanol. Esse conjunto, associado ao câmbio do tipo CVT, será aplicado em outros modelos da Fiat.

O Hyundai Creta chegou à segunda geração causando polêmica com seu design cheio de personalidade. Além de mais bem equipado, o modelo trocou o antigo motor 1.6 16V pelo moderno 1.0 turbinado de três cilindros que estreou no HB20.

Quem também mudou foi o Renault Captur. Apesar dos leves retoques no visual, a maior atração do SUV está escondida debaixo do capô. Estamos falando do ágil motor 1.3 turbo, que foi desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz.

Diante de tantas novidades, o Nissan Kicks também mostrou suas armas. Além do facelift que o deixou mais atual, ele ganhou mais equipamentos, incluindo até um sistema de som da Bose com alto-falante no encosto de cabeça do motorista.

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Nenhuma categoria reúne tantas novidades como a de melhor SUV médio. O Bronco Sport foi um dos principais lançamentos da Ford neste ano. Com um motor 2.0 turbo de 240 cv, o modelo aposta na generosa lista de itens de série e no charme do carro que é um dos símbolos de veículo 4x4 nos Estados Unidos.

A Toyota demorou para entrar na briga dos SUVs médios, mas acertou com o Corolla Cross. Projetado na Tailândia, o carro caiu no gosto do brasileiro e já assumiu a vice-liderança da categoria. Além de todas as qualidades do Corolla sedã, o SUV tem um importante diferencial: é o único modelo híbrido do segmento.

Quase ao mesmo tempo, a Volkswagen entrou na briga com o Taos. Com um design elegante e motorização 1.4 turbo de 150 cavalos, o modelo se destaca pelo generoso espaço interno, inclusive no porta-malas de 498 litros - o maior da categoria.

Todos chegaram com a missão de combater o líder absoluto da categoria. O Jeep Compass se defendeu com uma leve reestilização visual, mais conteúdo e o novo motor 1.3 turboflex, que entrega até 185 cavalos com etanol.

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O ano também teve boas novidades no segmento de SUVs Premium. O primeiro candidato ao prêmio é o Audi Q5 Sportback, que trouxe as mesmas virtudes do Q5 em uma carroceria de SUV cupê para enfrentar os arquirrivais BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé.

Até então presente nos segmentos inferiores, a Jeep decidiu dar um passo acima com o Commander. Apesar de ter sido baseado no Compass, o primeiro modelo da marca desenvolvido inteiramente no Brasil, tem personalidade própria no design e muito espaço para sete pessoas. São duas opções de motorização: 1.3 turboflex e o 2.0 turbodiesel.

Embora não seja novidade há alguns anos, o Peugeot 3008 ainda encanta bastante gente. Neste ano, o SUV recebeu uma injeção de fôlego graças à primeira reestilização realizada pela empresa. O estilo esportivo é o principal atributo do modelo, que manteve o motor 1.6 turbo de 165 cv.

Quem também está na briga é o Mercedes-Benz GLB. O SUV combina algumas das qualidades da marca alemã, incluindo luxo e tecnologia, com espaço para sete passageiros. O motor é o 1.3 turbo que também equipa outros modelos da Mercedes, como os novos Classe A e GLA.

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O segmento de hatches ficou um pouco esquecido em 2021. Dos quatro indicados na categoria, apenas um deles é um modelo inteiramente novo.

O Chevrolet Onix teve um ano bastante conturbado. Líder absoluto de vendas no país, o modelo foi uma das maiores vítimas da crise dos semicondutores e viu sua produção ser suspensa por alguns meses. Resultado: o Onix foi ultrapassado pelos rivais, mas a retomada da produção fez com que o hatch voltasse a figurar no ranking dos carros mais vendidos do país.

Quem aproveitou o 'vacilo' da Chevrolet foram justamente dois outros indicados na categoria. O Fiat Argo chegou a ser o carro mais vendido do país em alguns meses, embalado principalmente pelos resultados de vendas diretas, uma vez que o hatch é um dos modelos mais buscados por frotistas.

O mesmo aconteceu com o Hyundai HB20, que já era o rival mais forte na briga pelo topo. A diferença é que, embora também seja muito procurado para vendas diretas, as versões de entrada não são as mais buscadas pelo consumidor.

O quarto indicado é justamente a última novidade da categoria. O Peugeot 208 estreou em 2020 e neste ano ganhou o reforço do e-208 GT. Importado da França com um motor elétrico de 136 cv, ele traz um estilo mais esportivo e uma lista de itens de série mais generosa do que seu irmão argentino.

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Os sedãs já viveram dias bem melhores no Brasil. Ofuscados pelos SUVs, eles tiveram poucas novidades em 2021.

Uma grata exceção foi o Caoa Chery Arrizo 6 Pro. A evolução do Arrizo 6 trouxe um design mais atual e mais equipamentos a um preço bastante competitivo.

Único sedã compacto na lista de indicados, o Nissan Versa tem qualidades como o belo design e o bom pacote de itens de série. Suas vendas, porém, ainda estão longe de ameaçar os líderes da categoria.

Já o Toyota Corolla ainda reina soberano entre os sedãs médios. Neste ano, ele teve como única novidade a estreia da versão GR-S, que trouxe um design mais agressivo e uma suspensão recalibrada. A motorização é a mesma 2.0 flex das versões 'comuns' do sedã, que entrega até 163 cv com etanol no tanque.

Por fim, o Volkswagen Jetta perdeu espaço com a estreia do Taos e passou por uma reestruturação em sua linha. Depois de perder as versões mais baratas, agora ele é oferecido apenas na versão esportiva GLI, com motor 2.0 turbo de 230 cavalos.

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Se 2020 não teve tantas novidades nas picapes, este ano trouxe bons lançamentos. A Fiat Toro teve o visual renovado, além de uma nova central multimídia e motorização turbo.

No segmento de picapes médias, a Toyota Hilux ganhou uma leve atualização no design e melhorias no motor 2.8 turbodiesel. Agora são 204 cavalos e quase 51 kg de torque máximo na picape que é líder de vendas em sua categoria.

A Ranger Black foi um dos primeiros lançamentos da Ford neste ano. A nova versão foi criada de olho em quem utiliza a picape na cidade, mas não abre mão dos atributos deste tipo de veículo fora do asfalto, como a robustez e o porte imponente.

E já que falamos em imponência, não existe nada mais extremo no mercado brasileiro do que a Ram 1500 Rebel. A grandalhona tem quase seis metros de comprimento e estreou por aqui fazendo barulho com o motor V8 de 400 cv.

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A categoria de esportivos certamente é uma das mais acirradas nesta edição do Prêmio UOL Carros.

A nova geração do BMW M3 estreou por aqui em maio em duas versões: Competition e Competition Track. As duas trazem o motor 4.0 V8 biturbo de 510 cv, e a versão mais radical tem freios de carbono cerâmica e bancos concha com estrutura em fibra de carbono.

O Mustang Mach 1 trouxe ainda mais desempenho para o cupê da Ford. São 486 cv no motor 5.0 V8 Coyote, um aumento de 17 cv em relação ao modelo anterior. O visual aposta na nostalgia com vários detalhes que remetem ao clássico Mach 1, que foi um dos ícones dos anos 60.

O Mercedes-AMG CLA 45S é anunciado como dono do motor 2.0 mais potente do mundo. São 421 cv, que fazem o sedã ir de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos. E é claro que tudo isso é arrematado com um estilo nada discreto.

Por último, mas não menos importante, é a vez do Porsche 911 GT3. Com 510 cv, ele é o 911 mais próximo de um carro de competição que você vai encontrar. Tudo nele foi projetado pensando nas corridas. E por isso que ele se tornou o recordista de volta mais rápida no lendário autódromo de Nürburgring, na Alemanha, entre todos os modelos da Porsche.

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Dois sedãs e dois SUVs disputam a categoria de melhor carro híbrido no Prêmio UOL Carros.

O BMW 330e combina o motor 2.0 turbo de 184 cavalos e um motor elétrico de 113 cavalos. Segundo a marca, ele pode rodar até 66 quilômetros no modo 100% elétrico.

O Honda Accord é o primeiro dos três híbridos que a marca japonesa lançará por aqui nos próximos anos. O carro tem um motor 2.0, a gasolina de ciclo Atkinson com 145 cv e dois motores elétricos, sendo que um deles funciona como gerador. Na prática, a montadora promete que o carro faz mais de 17 km/l na cidade ou na estrada.

O Porsche Cayenne Coupé Turbo S E-Hybrid não é só um exemplo de economia. Desempenho também é o seu forte, já que ele entrega nada menos do que 680 cv, graças à combinação do motor 4.0 V8 de 550 cv e um motor elétrico de 136 cv. Isso faz com que ele vá de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

E se a gente está falando de híbridos, é claro que o Volvo XC60 Recharge não podia ficar de fora. O SUV recebeu uma atualização visual e ganhou equipamentos, mas o melhor não mudou. O conjunto híbrido combina um motor 2.0 turbo de 320 cv com um elétrico de 87 cv, resultando em uma potência combinada de 407 cv.

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Tem carro elétrico pra todo gosto nesta edição do Prêmio UOL Carros. O Audi e-tron GT usa a plataforma do Porsche Taycan e vai mais para o lado da tecnologia. Mas o desempenho não é nada mal: os dois motores elétricos entregam 237 cv no eixo dianteiro e 455 cv no eixo traseiro. A potência combinada é de 598 cv, saltando para 645 cv no modo overboost. Tudo isso faz com que ele vá de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos.

O simpático Fiat 500 voltou ao Brasil bem antenado com as últimas tendências. Agora elétrico, ele tem um motor de 118 cavalos e autonomia declarada de 320 quilômetros. Além do estilo irreverente, o 500e possui até um curioso recurso que toca um trecho da música "Amarcord", de Nino Rota, quando o carro passa dos 20 km/h.

Lançado há um ano, o EQC colocou a Mercedes-Benz no mundo dos elétricos. Ele foi feito para rodar bastante, já que a marca declara autonomia acima de 400 quilômetros. E quem compra o SUV ganha até um carregador do tipo wallbox para instalar na sua residência.

O quarto indicado na categoria é o Volvo XC40 Pure Recharge. O primeiro modelo 100% elétrico da marca sueca estreou no Brasil neste ano e tem dois motores elétricos que geram incríveis 408 cavalos, fazendo com que ele acelere de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. A autonomia declarada é superior a 400 quilômetros.

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Se os SUVs dominam as vendas, nada mais justo do que eles monopolizarem a categoria de Importados no Prêmio UOL Carros.

O BMW X6 inaugurou o segmento de SUVs cupês e ainda é referência nos dias de hoje. A nova geração estreou por aqui em 2020 e neste ano ganhou a versão M Competition. O motor é um 4.4 V8 biturbo de 625 cv, que fazem o carro ir de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

O valente Wrangler traduz a essência da Jeep. Ele é um típico veículo 4x4 e pode ter a capota e até todas as portas retiradas para uma melhor experiência ao ar livre. Ao mesmo tempo, o modelo também não deixa de lado as tecnologias presentes nos melhores SUVs do mercado. O motor é um 2.0 turbo movido a gasolina, de 271 cv.

O GLS é o que há de melhor e mais sofisticado na linha de SUVs da Mercedes-Benz. O gigantesco modelo tem um motor 3.0 de seis cilindros com 367 cv, espaço para até sete pessoas e uma infinidade de itens de série, com direito até a suspensão pneumática.

Por fim, o Range Rover Sport trouxe novidades no visual e até uma versão híbrida do tipo plug-in. Nesta configuração a potência combinada é de 404 cv, e o carro consegue rodar até 48 quilômetros no modo 100% elétrico.

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Os utilitários ganharam ainda mais importância durante a pandemia, e marcam presença mais uma vez no Prêmio UOL Carros.

A grande novidade do segmento foi a Ford Transit. Fabricada no Uruguai, a van é oferecida em três versões, todas com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio manual de seis marchas. Cheia de equipamentos, a Transit tem piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

É com ela que a Ford pretende roubar mercado de dois grandes rivais. A Mercedes-Benz Sprinter lidera o segmento há anos e oferece uma ampla gama de carrocerias, incluindo a Sprinter Truck, que pode receber uma caçamba de alumínio e até ser convertida para um food truck.

Assim como a Sprinter, a Renault Master também tem várias aplicações. São três carrocerias: chassi, furgão e minibus. O motor sempre é o 2.3 turbodiesel de 130 cavalos, associado a um câmbio manual de seis marchas.

Mas quem precisa de um veículo maior do que uma van encontra no Volkswagen Delivery Express uma ótima opção. Além de prático e ágil, ele pode ser dirigido por qualquer pessoa com CNH do tipo B, a mesma exigida para automóveis. E é bom lembrar que existe ainda o e-Delivery, a versão elétrica do caminhão que já está fazendo sucesso entre as empresas.

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Parece que a tecnologia na indústria automotiva não tem limites. Prova disso é a diversidade de aplicações entre os concorrentes ao Prêmio UOL Carros.

A Cart é uma plataforma de mobilidade conectada desenvolvida pela Stellantis. Ela permite que as pessoas paguem produtos ou serviços dentro do carro. Assim você pode encomendar seu almoço ou pagar o estacionamento sem precisar sair do veículo.

O Toyota Corolla Cross trouxe a mesma tecnologia híbrida do Corolla sedã para o mundo dos SUVs. E assim como o seu irmão mais velho, o modelo revolucionou ao ser o primeiro SUV híbrido flex do país.

A Volvo trouxe o Google Automotive Services para dentro de seus carros. Além do suporte total ao sistema operacional Android, ele oferece integração total a vários serviços do Google e pode até responder perguntas pelo assistente pessoal.

No mundo dos elétricos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus inovou com o e-Delivery. Primeiro veículo elétrico fabricado no Brasil, o caminhão tem duas versões, opções de pacotes de três ou seis baterias e autonomia de até 250 quilômetros.

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O ano de 2021 teve lançamentos para todos os gostos e bolsos. É por isso que a briga promete ser muito acirrada na categoria "Destaque do Ano".

O Pulse é o primeiro SUV compacto da Fiat no país. Além de bonito e ágil, ele estreou o motor 1.0 turbo de 130 cv, e ainda trouxe um competente pacote de equipamentos desde a versão de entrada, que estreou com preços sedutores.

O Jeep Commander foi outro grande lançamento do grupo Stellantis. Primeiro Jeep de sete lugares vendido aqui, o Commander foi projetado inteiramente no Brasil. Além de muito espaço interno, ele tem um design elegante com traços de Grand Cherokee e duas motorizações, incluindo a nova 1.3 turboflex que estreou no Compass.

O Toyota Corolla Cross demorou um pouco para chegar, mas entrou com tudo na briga com o Jeep Compass. Com as mesmas qualidades do Corolla sedã e o bônus da versão híbrida flex, ele já se firmou na vice-liderança dos SUVs médios.

E quem também veio para desafiar o modelo da Jeep foi o Volkswagen Taos. Feito na Argentina, ele trouxe um estilo mais elegante e bastante espaço interno para tentar conquistar seu lugar ao sol.

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A crise dos semicondutores continuou afetando as montadoras em 2021. Mesmo assim, algumas marcas superaram as adversidades e se destacaram.

A Caoa Chery fez lançamentos importantes no país, como o Tiggo 3x e o Arrizo 6 Pro. A Fiat voltou a assumir a liderança do mercado graças ao sucesso da Strada, o que também deve acontecer com o Pulse.

A Jeep também teve motivos para sorrir. Além de renovar o líder Compass, com direito a um novo motor turboflex, a marca lançou o Commander, que promete fazer sucesso no mercado de SUVs de sete lugares.

E a Volkswagen vai guardar bons momentos deste ano que está no fim. Além de lançar o Taos, a marca teve resultados expressivos com seus SUVs, especialmente nos casos de Nivus e T-Cross.

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