PUBLICIDADE
Topo

Volkswagen Jetta GLI: 230 cv e conforto para pais e mães acelerados

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

23/08/2021 04h00

A mescla entre espaço e esportividade é a temática do Volkswagen Jetta GLI 2022, versão esportiva do sedã médio da marca alemã. O modelo sai por R$ 191.390 oferecido em versão única.

Ele chega com algumas novidades em termos de equipamentos que melhoraram a comodidade a bordo. As novidades ficam por conta do carregador de celular por indução no console central, entradas USB do tipo C, que são mais rápidas para transmissão de dados e carregamento, e integração com Apple CarPlay sem fio.

Há ainda um novo logo da marca alemã no painel de instrumentos virtual e na tela da central multimídia. Por fora, há o nome da marca registrado na coluna B e acabamento cromado nas pontas de interruptores dentro da cabine.

São mudanças sutis, mas dão um frescor ao modelo de pegada esportiva e atualmente a única versão à venda do Jetta no País. Com bom espaço e porta-malas de tamanho familiar, o Jetta GLI é a boa opção para pais e mães acelerados? É o que vamos descobrir.

Divulgação

Volkswagen Jetta GLI

Carros
4,1 /5
USUÁRIOS
3,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Equipamentos
  • Trem de força
  • Dirigibilidade

Pontos Negativos

  • Preço

Veredito

A vida do Jetta enquanto esportivo "acessível" é muito tranquila. Ele tem um ótimo conjunto a um custo que, ainda que próximo dos R$ 200 mil, o coloca como vantajoso para quem procura um carro familiar, mas não quer abrir mão de ter esportividade no dia a dia. É ideal para pais e mães que tem pressa - e dinheiro.

Volkswagen Jetta GLI - José Antonio Leme/UOL - José Antonio Leme/UOL
Imagem: José Antonio Leme/UOL

Design e espaço interno

O design do Jetta GLI tem como diferencial em relação ao modelo convencional o para-choque dianteiro, com entradas de ar diferentes. Na traseira, o para-choque com duas saídas de escape também denuncia a verve esportiva do sedã.

Fica claro quais são as intenções do carro com as pinças de freio pintadas de vermelho, a linha vermelha que destaca a grade na dianteira e o logotipo "GLI" nos painéis laterais, na grade e também na tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 18 polegadas com design exclusivo também fazer parte do destaque visual do Jetta GLI.

Por dentro, os bancos de couro e o volante têm costura contrastante na cor vermelha para evidenciar também o DNA esportivo. O nome da versão vem grafado na parte inferior do volante esportivo, que tem base achatada.

Todo o console central é direcionado ao motorista, tanto a central multimídia, como os controles do ar-condicionado. O acabamento é bom e se destaca em relação a outros carros da marca.

O espaço interno é bom para quatro adultos com muito conforto. O quinto ocupante sofre com a falta de espaço para as pernas devido ao túnel central elevado e largo.

Para as famílias e em viagens, o carro se destaca também pelo espaço do porta-malas que tem 510 litros de capacidade, maior do que muitos SUVs compactos e médios, que são vistos como referência de espaço.

Volkswagen Jetta GLI - José Antonio Leme/UOL - José Antonio Leme/UOL
Imagem: José Antonio Leme/UOL

Consumo e desempenho

O Jetta GLI não tem apenas visual esportivo, mas realmente entrega esportividade. Sob o capô traz o motor 2.0 turbo, a gasolina, que rende 230 cv e 35,7 mkgf. O câmbio é o automatizado de seis velocidades com dupla embreagem.

Esse conjunto empurra com vontade o sedã pelas ruas e estradas. Além dos bons números, tanto o torque quanto a potência, trabalham no pico por muito tempo: os 230 cv se mantém no ápice entre 4.700 rpm e 6.200 rpm, enquanto o torque fica entre 1.500 rpm e 4.600 rpm.

Na prática isso significa que temos o melhor de potência e torque por mais tempo. O câmbio tem trocas rápidas e se estiver no modo de condução Sport permite um modo manual, no qual o câmbio não sobe ou desce marchas por conta, as trocas tem que ser feitas pelo condutor, seja pelas aletas atrás do volante ou por meio da alavanca.

A suspensão mais firme que o normal entrega o melhor em dirigibilidade. Se em pisos ruins ela maltrata os ocupantes, vale dizer que é boa em passar uma resposta e estabilidade em velocidades elevadas.

Associada ao sistema de direção com calibragem refinada, temos respostas ágeis e diretas as mudanças de direção quando necessário do Jetta GLI.

O limite de velocidade 120 km/h em algumas rodovias do País, e limite máximo de velocidade no território nacional, passa longe de ser o ideal para experimentar tudo que o GLI é capaz de entregar, portanto, é preciso tomar cuidado para não pesar o pé no acelerador.

O Jetta GLI tem capacidade de atingir a velocidade máxima de 250 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Mas ele pode se transformar em um "cordeiro".

Com quatro modos de condução que alteram resposta do acelerador e câmbio, calibragem da direção, no modo Eco, as respostas ficam mais sutis e leves.

Além disso, a mudança no modo de condução também altera o som do escapamento, que tem um sistema de membranas que deixa o som mais esportivo ou mais abafado.

Volkswagen Jetta GLI - José Antonio Leme/UOL - José Antonio Leme/UOL
Imagem: José Antonio Leme/UOL

Equipamentos

Bem equipado, o Jetta GLI traz a central multimídia App-Connect, o painel de instrumentos virtual, quatro modos de condução (eco, normal, sport e personalizável), bancos com ajuste elétrico de distância, altura e da lombar e três memórias de ajuste no assento do condutor.

Há ainda carregador de smartphone por indução, bloqueio eletrônico de diferencia, que usa os freios, faróis Full-LEDs, câmera de ré, volante com ajuste de altura e distância, iluminação ambiente de LEDs com opção de 10 cores, sensores de luz, chuva e de estacionamento. Completa o pacote a chave presencial com partida por botão e sistema de som premium da grife Beats.

Volkswagen Jetta GLI - José Antonio Leme/UOL - José Antonio Leme/UOL
Imagem: José Antonio Leme/UOL

Manutenção e segurança

Em termos de segurança, o Jetta GLI é bem equipado. São seis airbags - frontais, laterais e de cortina -, controles de tração e estabilidade e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal com o controle de velocidade adaptativo, que freia e acelera o carro mantendo a distância para o carro da frente,

Na manutenção, o Jetta se beneficia do sistema de revisão de série da Volkswagen, que tem as três primeiras revisões gratuitas, de 10 mil, 20 mil e 30 mil km. De 40 mil a 60 mil km, os valores são de R$ 854,22, R$ 759,12 e R$ 854,22, respectivamente.

Volkswagen Jetta GLI - José Antonio Leme/UOL - José Antonio Leme/UOL
Imagem: José Antonio Leme/UOL

Mercado

O Jetta GLI hoje não tem concorrentes. O modelo reina sozinho como uma opção esportiva abaixo dos R$ 200 mil. O valor não é baixo, mas entrega um bom custo-benefício na mistura entre potência e o preço.

Não há nada tão potente ou equivalente dentro dessa faixa de preço. Claro, o custo-benefício já foi maior, já que custava menos de R$ 150 mil quando foi lançado aqui.

Volkswagen Jetta GLI - José Antonio Leme/UOL - José Antonio Leme/UOL
Imagem: José Antonio Leme/UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0, 4 cil., 16V, turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 230 a 4.700 - 6200

  • Torque (kgf.m)

  • 35,7 a 1.500 - 4.600

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 6,8

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 250

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,9

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,5

  • Câmbio

  • Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados, 312 mm

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos, 300 mm

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/45 R18

  • Rodas

  • 7,5Jx18

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1478

  • Comprimento (mm)

  • 4709

  • Entre-eixos (mm)

  • 2680

  • Largura (mm)

  • 2037

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1432

  • Porta-malas (L)

  • 510

  • Tanque (L)

  • 50

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • Gratuita

  • 20.000 km

  • Gratuita

  • 30.000 km

  • Gratuita

  • 40.000 km

  • R$ 854,22

  • 50.000 km

  • R$ 759,12

  • 60.000 km

  • R$ 854,22

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial