Para que serve a posição B que vem no câmbio automático de alguns carros

A Toyota se dedicou deste muito cedo a construir modelos híbridos, e por priorizar isso tem até hoje um certo terreno a recuperar dentro do mercado de carros elétricos. Porém, ainda acreditando nos veículos com motores a combustão e elétricos, a marca japonesa recentemente adotou no câmbio de seus veículos híbridos uma opção 'B'. Você sabe o que ela significa?

O que aconteceu

Recentemente a Toyota acrescentou uma opção identificada pela letra B em seus modelos híbridos novos.

Para as pessoas acostumadas com os câmbios automáticos com as letras PRNDL, o B é o substituto para a letra L. B significa 'frenagem' (braking em inglês) enquanto L significa 'baixo' (low em inglês).

Carros automáticos normalmente são programados para priorizar a economia de combustível e, como resultado, marchas mais altas. Assim, com B/L, o computador do carro fica em marchas mais baixas para dar mais força ao motor. Assim, nos Toyota o B é usado para designar um modo que utiliza mais o freio do motor.

Desta forma, usar a opção B nas cidades não é a melhor escolha se o objetivo é consumir o mínimo de combustível possível. Esta opção é o melhor para o momento em que você estiver descendo uma serra longa, para ajudar a desacelerar o carro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

8 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Hayato Ikejiri

A Volvo tb utilizava o B em modelos híbridos. A opção B serve tb para ajuda a carregar a bateria por ser uma marcha mais reduzida.

Denunciar

Marco Romanelli

Hoje é comum a possibilidade de acionamento manual nos câmbios automáticos, o que atende perfeitamente às situações de descida prolongada em estradas e mesmo à conduçãonas estadas em geral. Se não vai parar toda hora nem mudar de marcha toda hora, nas rodovias, o acionamento manual ainda é mais confortável, eficiente, seguro e econômico. A exceção é a rejeição doentia do ato de dirigir os veículos, que resulta a) nas mais ridículas tentativas de direção autônoma e b) na proliferação de maus motoristas nas ruas e seu potencial de periculosidade.

Denunciar

Horacio Avelino Lourenco Rodrigues

Segundo o site da Toyota, B e L são a mesma coisa e funcionam da mesmo forma, apenas mudaram a nomenclatura.

Denunciar