Inédito, Land Rover elétrico com bateria gigante é posto à prova na neve

A Land Rover anunciou uma nova bateria de testes de seu Range Rover elétrico antes do lançamento.

Equipado com bateria gigante, com 117 kWh de capacidade, o SUV de luxo acaba de concluir avaliações e desenvolvimento em condições abaixo de zero próximo ao Círculo Polar Ártico,

O objetivo foi avaliar a capacidade de aquecimento da cabine e a capacidade de reter carga em temperaturas extremamente baixas.

O que aconteceu

A Land Rover acaba de anunciar que encerrou mais uma bateria de testes com protótipos do Range Rover elétrico em lagos congelados e trilhas terrestres no norte da Europa, na Suécia. Isso permitiu que os engenheiros submetessem o sistema avançado de gestão térmica do modelo a uma rotina rigorosa de avaliações.

O foco era exatamente validar a nova tecnologia ThermAssist. Esse sistema térmico de bordo reduz o consumo de energia para aquecimento em até 40% e recupera calor para aquecer o sistema de propulsão ou a cabine em temperaturas ambientes de até -10°C.

Com isso, o Range Rover Elétrico mantém uma autonomia otimizada, mesmo no frio extremo. Assim, os ocupantes também ficam em uma cabine sempre aquecida, independentemente do frio. A bateria de 117 kWh do Range Rover Elétrico é encapsulada e disposta com 344 células prismáticas em um arranjo duplo.

Além da autonomia, segundo a marca os testes nas pistas de gelo do Círculo Polar Ártico demonstraram como a tecnologia de tração integral do Range Rover Elétrico é capaz de lidar com todas as superfícies. A tecnologia Intelligent Driveline Dynamics (IDD) pode distribuir o torque traseiro de 100% a 0% para cada eixo, com o objetivo de evitar perda de tração.

Outro ponto importante foi a calibração do One Pedal Drive (dirigibilidade com um pedal), para funcionar em conjunto com o Terrain Response - um sistema que ajusta o carro aos diferentes tipos de terreno, sobretudo os com baixa aderência.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.