Seres paralisa vendas no Brasil e deve trazer SUV elétrico da Huawei
Ler resumo da notícia
Uma das novas empresas chinesas a trazer seus carros ao Brasil, a Seres vai mudar no país e deve abrir caminho para a chegada do carro elétrico da gigante de tecnologia Huawei.
Atualmente a Seres conta com quatro carros disponíveis no portfólio: Seres 3, 5, 5 EVR e M7. Segundo informação do site AutoEsporte, confirmada pela coluna, a empresa paralisou suas atividades no país após emplacar apenas oito carros em 2024.
A coluna apurou que a pausa faz parte de uma reestruturação no Brasil. Segundo uma fonte interna da marca, a importada chinesa está com algumas mudanças previstas para o país e afirma que está com o estoque em alta, assim como dos carros e das peças.
Inicialmente, a Seres planejou vender carros pela internet, na época da pandemia, com poucas lojas, mas parece que a estratégia não surtiu o efeito esperado. A marca então resolveu voltar ao método tradicional. Hoje, a empresa está em ritmo de adaptação com a reestruturação da marca.
O Seres Group comprou as patentes da Huawei, assim como o nome Aito, e promete falar disso a partir de outubro. Vale lembrar que no fim do ano passado primeiro carro da empresa de tecnologia chinesa, o SUV elétrico batizado de Aito M7, foi lançado e gerou grande repercusão.
"Já temos uma lista entre nós com opções para abertura de concessionárias", disse a fonte. Cerca de 15 grupos já teriam anunciado à Seres o interesse pela marca.
Uma novidade prevista para o Brasil após a fase de reestruturação, que deve acontecer até o fim do terceiro trimestre deste ano, é o Seres E5. As primeiras unidades já chegaram ao país e um outro lote com mais 24 unidades vai embarcar até o fim do mês. Há também algumas unidades do Seres M7 que estão em trânsito para o Brasil, que são pedidos de clientes.
Após a definição dos planos internos da Seres no Brasil, a chinesa afirmou que irá se pronunciar sobre os planos aos consumidores e também mencionou sobre possibilidade em ter fábrica no Brasil, porém ainda nada confirmado de forma oficial.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
1 comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Geraldo Iajuc do Amaral
Essas mudanças constantes no plano de negócios e no line up não ajudam a ganhar a confiança do consumidor. Carro no Brasil é caro, não dá pra comprar um carro hoje que, amanhã, poderá não ser mais vendido. Menos ainda de uma marca que vende pela Internet, depois muda para loja física. Quais os carros que a Seres venderá amanhã? A concessionária estará lá amanhã, ou vai virar fumaça? Assim não dá, assim não pode, como diria o saudoso FHC.