Doutor Multas

Doutor Multas

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

CNH como identidade? Saiba quando seu documento pode ser recolhido

Muitas pessoas nem se lembram do próprio documento de identificação (RG) por estarem acostumadas a utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para tudo. Em diversas situações ela é aceita e desempenha legalmente esse papel em todo o território nacional.

Mas e quando ela está vencida, pode seguir atuando como identidade? Saiba que alguns Detrans recolhem o documento vencido no momento da renovação para evitar possível 'mau uso' da carteira (para que não seja utilizado para uma falsificação ou fraude, por exemplo). Ainda assim, isso não é um consenso e a regra costuma variar conforme cada Detran.

CNH vencida vale como identidade?

A possibilidade prevista pelo Contran de utilizar a CNH como documento de identificação, mesmo após o vencimento, só vale para os casos em que, por algum motivo, o condutor não renovou o seu documento de habilitação. Portanto, nesse caso, ela pode ser utilizada como identidade mesmo enquanto estiver vencida.

Essa decisão partiu do órgão baseada na premissa de que a validade da CNH se refere apenas à vigência da permissão para dirigir e dos exames de aptidão. Com isso, os órgãos da administração pública passaram aceitar a carteira de identidade como documento, ainda que fora do prazo de validade.

Quanto ao recolhimento da CNH vencida, cada Detran tem a liberdade de agir de uma maneira, já que essa medida costuma ser estipulada por Portarias específicas de cada estado. Alguns, no momento em que o motorista vai renovar o documento vencido, acabam recolhendo a carteira.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, conforme regra da Portaria 602/2015, a CNH vencida é recolhida no momento da entrega da nova habilitação. Em Goiás, por sua vez, conforme Portaria 136/2016, somente será retida no ato da entrega da nova habilitação, se ela ainda estiver válida; se estiver vencida, o órgão não irá recolher o documento.

O mesmo acontece no Rio Janeiro. O Detran/RJ não recolhe a CNH vencida. Só há retenção se o documento ainda estiver válido, para evitar duplicidade.

Vale lembrar que a CNH na versão digital (Carteira Digital de Trânsito - CDT) também vale como documento de identidade em todo território nacional.

Dirigir com documento vencido após 30 dias ainda causa multa

Desde que a Nova Lei de Trânsito passou a valer, a validade da CNH aumentou significativamente, chegando a valer por 10 anos dependendo da idade do condutor. Essa relação é a seguinte:

Continua após a publicidade

- a cada 10 anos para condutores com idade inferior a 50 anos;
- a cada 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
- a cada 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Quando a habilitação vence, o motorista ainda tem 30 dias para poder trafegar sem o risco de ser multado. Na prática, esse período deve servir para que o condutor possa dar início ao processo de renovação (que, claro, pode ser realizado antes).

Porém, se ele for flagrado dirigindo após esses 30 dias com o documento vencido, aí sim ele poderá ser multado. A infração, de natureza gravíssima, gera multa no valor de R$ 293,47 e a soma de 7 pontos na CNH.

Exames médicos e, em alguns casos, toxicológico são exigidos

O processo de renovação da CNH é bastante simples. Lembrando que o ideal é que ele seja realizado antes do vencimento do documento, para que não haja risco de o condutor ficar sem a CNH em um momento de necessidade. Os documentos necessários para renovação são RG, comprovante de residência e, claro, a carteira de motorista.

O procedimento é realizado em uma unidade do Detran do estado do condutor ou em um CFC (Centro de Formação de Condutores). Apresentando a documentação necessária, o condutor receberá uma guia para o pagamento da taxa referente à renovação do documento.

Continua após a publicidade

Para esses exames serem realizados, o condutor precisará desembolsar uma quantia também. O valor dos exames e da taxa para renovação da carteira de motorista variam de estado para estado. Feito isso, basta o condutor esperar o resultado ficar pronto para retirar o documento.

Vale ressaltar que alguns Detrans disponibilizam o processo de renovação de forma online, como o Detran de São Paulo, por exemplo. Nesse caso específico, o condutor poderá dar entrada pelo site do órgão ou pelo aplicativo Poupatempo.

Além dos exames de aptidão física e mental solicitados aos condutores da categoria A e B, condutores da categoria C, D e E precisarão passar por outro exame para manter a validade da CNH: o exame toxicológico.

O artigo 148-A do CTB determina que, para os condutores dessas categorias, e com idade inferior a 70 anos, o exame toxicológico deverá ser realizado a cada 2 anos e 6 meses, a partir da data de obtenção ou renovação da carteira de motorista - independente da validade da CNH.

O condutor que for flagrado sem ter realizado o exame toxicológico até 30 dias após o vencimento do prazo estabelecido será autuado pelo cometimento de uma infração de natureza gravíssima. A penalidade gera multa multiplicada 5 vezes, chegando ao pesado valor de R$ 1.467,35, e a suspensão do direito de dirigir por 3 meses.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade
Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes