Elânia Francisca

Elânia Francisca

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

O que fazemos quando adolescentes apontam algo que nos falta?

Desde o início de minha trajetória profissional como psicóloga de adolescentes, tenho me deparado com pessoas adultas que relatam suas dificuldades em lidar com as adolescências em casa ou no trabalho.

São pessoas que dizem querer acolher adolescentes, mas enfrentam o desafio de lidar com "temperamentos explosivos", "humores oscilantes" e "comportamentos desafiadores".

Muitas pessoas adultas usam esses termos com muito pesar e relatam cansaço nessa tentativa de aproximação que, quase sempre, é frustrada.

"De que sua filha se queixa?" —pergunto.

"De tudo! Ela reclama do tempero da comida, reclama quando não posso dar alguma roupa e reclama da qualidade da roupa, quando ofereço uma de presente."

Obviamente eu trouxe um relato que, não necessariamente, expressa o motivo de queixas de todas as adolescências. Contudo, é muito comum pessoas adultas relatarem discussões em que adolescentes lhes apontam alguma "falta".

Quando eu digo que adolescentes nos apontam "faltas", quero dizer que adolescentes reclamam, muitas vezes, de algo que não temos, mas que gostariam que tivéssemos. E, ao apontar essa falta, é possível que não consigamos lidar de forma saudável com o fato de não sermos onipotentes.

Quando uma menina diz que quer uma roupa cara e a mãe lhe nega isso, é possível que a adolescente responda de forma dura, apontando para a adulta algo que lhe dói de alguma forma.

"Você nunca tem dinheiro para nada!" —a menina pode dizer. E nesse momento, a mãe pode se deparar com algo que ela tem dificuldade de lidar que é a má remuneração no trabalho, a carga exaustiva de tarefas e com a incompreensão que ela recebe da filha.

Continua após a publicidade

Nem sempre lidamos com tranquilidade quando estamos diante de algo que nos falta. Por isso é muito importante fazermos exercícios internos para aceitar o que nos falta e saber responder de forma não violenta quando adolescentes nos apontarem essa ausência.

É sempre bom lembrar que nem sempre as ausências estão no campo material. Por vezes adolescentes poderão nos apontar questões emocionais que não sabemos lidar, como, por exemplo, o inicio da vida sexual de adolescentes ou a autonomia de querer sair sem a companhia de pessoas adultas.

Todas as pessoas têm ausências em suas vidas, ninguém sabe tudo, e talvez, adolescentes tenham a capacidade de nos mostrar isso de forma tão explícita que, por vezes, desmoronamos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes