Elânia Francisca

Elânia Francisca

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Oferecer apoio é importante, mas saber pedir ajuda é fundamental

Nós aprendemos, desde muito cedo, a importância de ajudar as pessoas quando estão passando por alguma dificuldade ou quando nossa ajuda fará bem para a coletividade.

No início da vida escolar, por exemplo, a criança é incentivada a colaborar com colegas na arrumação do espaço coletivo, a partilhar brinquedos e brincadeiras, e a própria rotina na educação infantil proporciona um ambiente de colaboração. E isso é ótimo!

É importante que a gente aprenda nosso valor na vida coletiva, mas mais importante ainda é saber que ninguém consegue viver sozinho no mundo e precisamos saber pedir e oferecer ajuda.

Eu mesma reconheço que, quando criança, recebi pouco incentivo em casa para pedir ajuda, mas fui fortemente incentivada a oferecer ajuda sempre.

Recordo de meus pais dizerem que é importante ajudar a quem necessita —e a necessidade não era somente material, mas era importante oferecer colo e cuidado a quem se sentisse triste ou sobrecarregado.

"Precisa de ajuda para carregar as sacolas, dona Zefa?"

"A senhora quer um abraço, dona Maria?"

Dona Zefa aceitava minha ajuda e eu carregava as sacolas contente por ter feito minha parte. Dona Maria aceitava meu abraço e eu sentia que tinha feito uma bondade naquele dia.

Conto essa história porque minha vivência não é muito diferente da maioria das pessoas que aprendem, desde cedo, a oferecer ajuda e sentir prazer em ver que sua ajuda fez "diferença" na vida de alguém.

Continua após a publicidade

Aprendemos a oferecer ajuda e a sentir satisfação em ajudar, contudo, em muitos momentos, quando somos nós as pessoas que precisam de ajuda, a história muda um pouco, justamente porque, por vezes, aprendemos que pedir ajuda é um sinal de fraqueza, de que você não deu conta de resolver suas coisas e precisou contar com outra pessoa.

É uma situação esquisita essa, porque de um lado você se satisfaz em oferecer apoio, e de outro você se culpa por precisar receber apoio de alguém.

Quando se é menina ou mulher, sobretudo não brancas, há uma cobrança maior de sempre estar disponível para oferecer ajuda e ter que dar conta de tudo sozinha, sem pedir auxílio.

Na fase da adolescência, muitas emoções estão aflorando e é natural que a pessoa precise de ajuda para compreender o que está sentindo ou até mesmo para lidar com esse momento da vida. Mas muitas pessoas adultas relatam dificuldade em perceber fragilidades em adolescentes em casa, já que "não pedem ajuda" ou "se isolam".

Pedir ajuda requer treino, é preciso auxiliar crianças e adolescentes nesse processo. É importante dizer que o pedido de ajuda não enfraquece, pelo contrário, é preciso muita força para dizer "Me ajuda? Não estou dando conta sozinha".

Ao dialogarmos com crianças e também com adolescentes sobre pedidos de ajuda, é fundamental que valorizemos o ato de ajudar, mas que não esqueçamos que o pedido de ajuda é um movimento importante.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes