'O Segundo Sol' é um pedido de desculpas, diz Nando Reis: 'Desdenhei da fé'
Ler resumo da notícia
"O Segundo Sol", música escrita por Nando Reis em 1997, ficou muito conhecida pela voz de Cássia Eller e pelos versos enigmáticos que falam de planetas, conversões e telefones tocando em novas casas. Mas poucos sabem que essa letra nasceu de um pedido de desculpas, como contou o cantor e compositor no videocast 'Acessíveis' de Titi Müller e MariMoon do Canal UOL, desta semana.
Segundo Nando Reis, música não é para ser normativa, nem para impor. O que ele busca nas suas composições é outra coisa: beleza, mistério, e principalmente promover uma reflexão. "É bom quando é desconcertante, incômodo. Desperta!", disse ele.
Foi justamente esse despertar que deu origem a "O Segundo Sol". Nando contou que a canção nasceu após uma conversa com uma amiga que ele define como "esotérica", que falava sobre uma profecia de Nostradamus a respeito da chegada de um segundo sol.
Na ocasião, ele riu e foi irônico, disse que se isso fosse verdade, "a Nasa já teria avisado". Logo em seguida, caiu a ficha: "Nossa, que reação idiota. Como eu fui estúpido, desdenhei da crença de uma pessoa", relembrou o cantor.
Arrependido, Nando fez o que sabe fazer de melhor: transformou o incômodo em música. No trecho "Quando o segundo sol chegar para realinhar as órbitas dos planetas, derrubando com assombro exemplar o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa. Não digo que não me surpreendi, antes que eu visse, você disse, e eu não pude acreditar. Mas você pode ter certeza de que seu telefone irá tocar, em sua nova casa que abriga agora a trilha incluída nessa minha conversão", o cantor resgata a sua reação à teoria do Segundo Sol, admite estar surpreso com a descoberta e indica a mudança de sua perspectiva.
Para Nando, longe de buscar uma verdade absoluta, a música se constrói na abertura ao outro. De acordo com o compositor, trata-se de uma reflexão sobre a diferença de pontos de vista e concluiu: "Não se explica aquilo que você crê, a fé, e não se critica, não se desdenha".
Nove anos de sobriedade: 'Alcoolismo despertou o pior de mim'
Nando Reis tem um plano ambicioso: quer viver até os 100 anos. O motivo? Recuperar o tempo que sente ter perdido para o alcoolismo. Aos 62 anos, o cantor comemora nove anos de sobriedade e enxerga o que quer para o futuro: saúde, presença e propósito.
"Quando falo isso, estou fazendo um desejo de que eu esteja bem, firme, para poder viver. Que a terra esteja verde ainda e que o planeta não tenha sido destruído. É um desejo, é uma expressão de revelação, de amor pela vida", disse ele sobre sua expectativa para os próximos 38 anos.
Nando reconhece que a dependência química afetou sua vida de forma silenciosa e devastadora. "Esses nove anos da minha mudança, de sobriedade e tudo mais, me permitiram uma qualidade de vida que eu não tinha, que tinha sido arruinada e eu não estava me dando conta. E, obviamente, eu perdi coisas."
O alcoolismo é uma doença, não foi uma coisa voluntária, certo? Mas despertou o pior de mim, entendeu? Em pessoas que eu amo. Nando Reis
Hoje, o cantor valoriza o presente e cultiva uma rotina mais leve e saudável. Uma das maiores alegrias, segundo ele, é ter vivido momentos importantes com consciência plena. "Minha neta, Gal, eu sempre estive lúcido do lado dela", celebrou o cantor.
O refúgio emocional de Nando também tem endereço certo, a antiga fazenda do avô, em Jaú, interior de São Paulo. Ali, ele espera viver seus próximos anos com conexão com a terra.
"Eu espero fazer dali uma ação no meu microcosmo de contribuição, de resistência. Onde eu preciso ter água, recuperar a mata ciliar, fazer uma agrofloresta, produzir alguma coisa, restaurar uma casa linda, porque o Brasil não tem memória, o Brasil destrói as coisas", pontuou.
'Acessibilidade é mais do que uma rampinha'
Na estrada com sua nova turnê musical, Nando Reis falou sobre os recursos de acessibilidade que inseriu nos shows. "É uma coisa muito mais do que uma rampinha, do que um trilho, um cercadinho. Um cercadinho já é uma coisa de exclusão", explicou o cantor.
Ameaça de morte nas redes sociais: 'Reação violentíssima'
O cantor relembrou o episódio em que foi ameaçado de morte por um usuário do X (antigo Twitter), após ter inserido sua opinião em uma publicação sobre futebol. "Uma reação violentíssima e assustadora", contou Nando Reis. Ele diz que deixou de usar a rede social após o incidente.
29 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Rosany Simone Santos Cavalcanti
Nando Reis, um ser humano diferenciado para o bem !!! Deus te presentei com a vida longa e saudavel que você deseja.
Raquel Camila Brandalise
Que bonita a história por trás da música!! Vou ouvir com ainda mais carinho agora
Pedro Ferrenha Cerqueira Jr
É UMA PENA QUE ESTE CARA DESPERDIÇE TANTO TALENTO APOIANDO UMA IDEOLOGIA FRACASSADA DE UM GOVERNO CORRUPTO E MENTIROSO. MAS TEM UM POREM AÍ, NAO É DE GRAÇA, TEM OS MILHOES DA LEI ROUANET.