Topo

Ágata, obsidiana, ônix e mais: cristais de proteção para ter por perto

Cristais ajudam a deixar a casa com mais energia - Getty Images
Cristais ajudam a deixar a casa com mais energia Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

05/05/2021 04h00

Há quem pense que os cristais são apenas ornamentos bonitos ou com valor comercial agregado, mas não é só isso, não. As pedras têm poder energético potente, com finalidades variadas, inclusive proteção.

"Devemos sempre lembrar que muitos cristais levaram até milhões de anos para chegarem ao formato, cor, tamanho e características que apresentam. Foram submetidos às mais diversas condições de temperatura, pressão, mistura com elementos, reações químicas, entre várias outras situações ao longo do tempo", observa o terapeuta holístico e professor de curso sobre cristais e pedras Thiago Anselmo.

Além disso, segundo o especialista, "tudo o que está no plano físico tem uma contraparte vibratória", ou seja, todas essas condições que os envolveram no decorrer da história possuem vibrações que influenciam nos cristais. "Até o período de tempo é uma vibração", afirma Thiago.

É por isso que as pessoas podem se beneficiar com cristais, sendo que muitos deles têm características para lidar melhor com assuntos específicos.

De acordo com o terapeuta e professor, quando o assunto é proteção, os cristais com coloração mais escura costumam ser os mais indicados. "Podem ir do vinho ao marrom, do fumê ao preto", cita.

Conheça 8 cristais que protegem

A seguir, Thiago Anselmo lista algumas pedras importantes para garantir proteção.

Ágata

Todas as variações (azul, verde etc.) são bem-vindas, mas a ágata de fogo e a água azul, ambas mais escuras, são melhores para proteção. Além disso, estimulam vitalidade, autoconfiança, justiça, amizade. Ainda fortalece a mente e o corpo.

Cianita preta

Também conhecida como vassoura-de-bruxa, tem esse nome por se assemelhar à ponta de uma vassoura de palha, ou seja, não é coincidência sua capacidade de varrer energias negativas e trazer limpeza energética. Também promove o corte de cordões vibratórios negativos. "É altamente protetora. Recomenda-se utilizá-la da cintura para baixo", ensina Thiago.

Hematita

Trata-se de um cristal eficaz com proteção vibratória. É uma das poucas pedras pretas indicadas para o chakra solar, fechando o circuito e protegendo o usuário de frequências negativas externas. Ajuda em enraizamentos e conexão com a terra. Não só isso, protege ambientes, favorece a autoconfiança, a atitude e a coragem.

Obsidiana

Geralmente negra, a obsidiana também pode ser encontrada em variações translúcidas e coloridas, sendo todas elas eficazes para proteção. O cristal ainda revela questões ocultas internas, limpa o ego, ensina o desapego, sabedoria e amor. "Deve ser limpa com constância, para que não absorva muita energia negativa", observa o especialista.

Olho de gato

Pedra de conexão de energias que estimulam a intuição e dissipação da energia negativa da aura, a olho de gato auxilia na proteção, dá força de vontade, coragem, tenacidade, vigor, autoconfiança, inteligência. Por fim, estimula a cadência de pensamento organizado e o equilíbrio mental.

Ônix

É pedra boa para proteção contra magia negativa e vibrações externas invasoras. Traz sabedoria para decisões quando há a necessidade de rapidez. Estabelece a harmonia entre o corpo e a alma.

Quartzo fumê

Este tipo de quartzo é um escudo de proteção contra energias negativas. Também ajuda a estabilizar as emoções e trazer segurança quando se teme o pior. Além do mais, encoraja a experimentação, o entusiasmo, a criação, a autoaceitação e a aprendizagem de coisas novas. Trabalha nas questões do inconsciente e do pessimismo vibratório. "É muito adequada para ter em ambientes da casa", comenta Thiago.

Turmalina negra

Esse cristal atua no chakra básico, trazendo proteção contra energia negativa externa. Ele não absorve, mas repele tais energias, sendo considerado um ótimo amuleto. Neutraliza raiva, inveja, ressentimento e insegurança e fortalece o otimismo. Ainda traz purificação vibratória.

Como cuidar da pedra

Para limpar e reenergizar um cristal, existem vários métodos. Os mais comuns, entretanto, envolvem água com sal. Depois de lavada nesse líquido, a pedra deve ficar sob o sol e a lua.

Na sequência, deve ser enterrada por um dia ou deixada por algumas horas na ponta de um bastão de cristal de selenita. "Após isso, pode usar o cristal, mantendo-o por perto, pois seu campo vibratório tende a beneficiar quem o usa", garante Thiago

Também é possível cuidar o cristal de forma simplificada, deixando-o mais tempo no sol ou, então, aplicar algum tipo de canalização de energia, como reiki e magnified healing, entre outras, para potencializar as suas qualidades vibratórias cristalinas.