Topo

Blinde seu bebê: pedras e cristais afastam negatividade, veja os indicados

Claudia Dias

Colaboração para Universa

10/11/2019 04h00

Além de serem pedras bonitas, os cristais também podem ser benéficos para diferentes tratamentos do corpo, da mente e da alma, transmitindo energia para pessoas de qualquer idade.

É o que diz o psicoterapeuta e terapeuta holístico, paranormal e pesquisador metafísico, Elias Luiz Bispo IV. "Isso ocorre devida à composição química e qualidades condutoras de energia".

Tanto é que os cristais podem e devem ser utilizados para o equilíbrio da mulher em todas as fases da maternidade. "Mesmo antes da concepção, trazem paz e equilíbrio emocional para a mãe e para o bebê em formação", garante.

Segundo o especialista, cristais como a ametista, a sodalita e a água marinha auxiliam na diminuição de dores e incômodos corporais ainda antes do nascimento, auxiliando no sono da gestante e, depois, também no do recém-nascido.

Elias explica que tais cristais podem ser utilizados como pingentes no pescoço ou, ainda, próximo ao travesseiro da futura mamãe. "Mesmo após o nascimento e até três meses de vida, mãe e filho vão se beneficiar com as energias tranquilizadoras e harmônicas destas pedras", afirma.

Proteção com banho e outras pedras

Para garantir boas energias e saúde à criança, Elias recomenda colocar em uma jarra com água pedras de bom tamanho, sendo: uma ametista, um quartzo rolado e uma esmeralda bruta. Deixar por 8 horas e, na hora do banho do bebê, deve-se acrescentar um pouco dessa água à da banheira. "Vai fortalecer o sistema imunológico e o sistema emocional e criativo da criança", indica.

Outras pedras que podem ser utilizadas em vários momentos da maternidade são:

Olho de tigre: recomendada principalmente nos dias em que faltam disposição, energia para negociações ou autoestima.

O cristal é bem-vindo em colares e pulseiras. Entretanto, como é capaz de ampliar bastante as emoções, reações e o campo elétrico (a ponto de as pessoas sentirem pequenos choques), nestas circunstâncias, indica-se mantê-lo longe do corpo, apenas como decoração da casa.

Quartzo rosa: adotado na decoração, traz harmonia entre os familiares. Recomenda-se, preferencialmente, que tenha formato bruto ao invés de ser lapidado. Para evitar que as relações se tornem melosas ou mesmo possessivas, mantenha o cristal em áreas externas (próximas à sala ou ao jardim), no lavabo ou banheiro social.

Hematita: auxilia no combate a anemias e indisposições (por excesso de atividades) e na falta de apetite. O ideal é que seja usada junto ao corpo (como em joias). Também é bem-vinda para evitar olho gordo e quebranto.

Quartzo verde: adotada como item de decoração, adereços ou joias, é capaz de aumentar a autoestima e a empatia. Em períodos de ansiedade, medo ou depressão, indica-se colocar o cristal em água potável, dentro de uma jarra, que pode ser tomada de quatro a cinco vezes por dia, sempre em pequenas doses (25 ml).

Ametista: pedra do raio violeta, é ligada à transformação de pensamentos e sentimentos — de negativos para positivos —, de energias densas e em desequilíbrio. Traz proteção espiritual e sentimentos de profundidade e empatia pela vida de forma geral. Pode ser usada perto do corpo (em forma de pingente no colar, anel ou mesmo como chaveiro) e na casa (como drusa natural, cortada em forma de capela ou, ainda, em banhos ou na água, como elixir).

Jaspe vermelha: toda mãe deveria carregar na bolsa uma pedra jaspe vermelha, pedra extremamente poderosa contra o mal, a inveja e energias negativas de outras pessoas. A pedra também pode ser usada na roupa do bebê ou mantida perto do berço para evitar negatividade. Entre os benefícios, melhora o sono, aumenta a disposição mental, protege o fígado, estômago e o baço.

Turmalina verde: graças às suas múltiplas qualidades terapêuticas, fortalece a saúde de forma geral, ajudando na recuperação do corpo da recém-mãe e no equilíbrio emocional, ampliando a autoestima e o amor. Fortalece o chakra cardíaco.

Cristal de rocha e ônix branco: ambos são ótimos para restabelecer as energias físicas e trazer clareza de pensamentos. Ter pedras ou objetos lapidados com esses materiais ajudam a nova mãe na conquista do equilíbrio familiar.

Como recarregar os cristais

Para manter as pedras limpas e carregadas de boas energias, esfregue-as com uma escovinha delicada, embaixo de água corrente (de torneira). Depois, em uma vasilha, coloque água mineral ou de rio (desde que seja potável e de boa qualidade) e mergulhe as pedras durante 30 minutos.

Mantenha-as ao sol, para absorverem a energia cromática e magnética do astro. Se a noite for de lua cheia e estiver com céu límpido, sem nuvens e com luz da lua intensa, também pode seguir o procedimento para recarregar as pedras.

"Não use produtos químicos fortes para lavar os cristais e, no caso de serem drusas, podem ser deixados perto de plantas ou na terra", diz o especialista. Com colares ou pedras muito pequenas, adote um pedacinho de pano de algodão ou flanela para secá-los.