Topo

Tio de menina de 10 anos estuprada no ES chega a Vitória após ser preso

Homem de 33 anos suspeito de estuprar e engravidar sobrinha de 10 anos, no ES, chega a Vitória após ser preso em MG - A Gazeta
Homem de 33 anos suspeito de estuprar e engravidar sobrinha de 10 anos, no ES, chega a Vitória após ser preso em MG Imagem: A Gazeta

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

18/08/2020 15h07

O homem de 33 anos que é o principal suspeito de ter estuprado e engravidado uma menina de 10 anos na cidade de São Mateus (ES) chegou na tarde de hoje ao DML (Departamento Médico Legal) de Vitória.

Ele já passou por exames de DNA e corpo de delito no DML e prestará depoimento ainda hoje, antes de ser encaminhado à Penitenciária Estadual de Vila Velha 5, no complexo de Xuri. A unidade é destinada especificamente à custódia de autores de crimes sexuais.

A Secretaria Estadual de Justiça não respondeu Universa sobre medidas que seriam tomadas para garantir a segurança do suspeito e informou apenas que "os procedimentos adotados na unidade seguem o previsto na Lei de Execuções Penais".

Há duas semanas, a criança deu entrada em um hospital de São Mateus com suspeita de gravidez e contou que sofria abusos sexuais do parente há pelo menos 4 anos.

A Justiça capixaba autorizou que ela realizasse a interrupção da gravidez, procedimento que ocorreu ontem, no Recife. A criança passa bem.

Prisão

A prisão do homem aconteceu na madrugada de hoje, na casa de parentes, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Afirmando que foram utilizadas "técnicas de inteligência e monitoramento" da polícia para a realização da prisão, o delegado Ícaro Ruginski disse que os familiares do homem não dificultaram a ação da polícia e, a princípio, não responderão criminalmente por terem abrigado o suspeito.

Antes disso, porém, o homem havia fugido para a cidade de Nanuque, na tríplice divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e Bahia, na sexta-feira (7), ao suspeitar que a menina estivesse grávida.

"Foi feita uma incursão na Bahia, encaminhamos os policiais para lá, mas ele não estava. Começamos então um trabalho de levantamento de onde ele poderia estar, conversamos com familiares dele e descobrimos que ele tem parentes em Minas Gerais. Conseguimos um contato com ele, que diante da perspectiva de ser agredido e temendo pela própria vida, aceitou se entregar", explicou o delegado José Darcy Arruda.

O suspeito já esteve preso entre maio de 2011 e março de 2018 por tráfico de droga, na Penitenciária Regional de Linhares, mas estava desde 2017 em regime semiaberto.

Homem de 33 anos suspeito de estuprar e engravidar sobrinha de 10 anos, no ES, chega a Vitória após ser preso em MG - A Gazeta - A Gazeta
Homem de 33 anos suspeito de estuprar e engravidar sobrinha de 10 anos, no ES, chega a Vitória após ser preso em MG
Imagem: A Gazeta

Outros parentes

O homem pediu, em vídeo feito antes de ser detido e divulgado nas redes sociais, que fossem feitos exames de DNA em parentes da criança, como o avô e outro tio.

Em coletiva de imprensa realizada hoje em Vitória, o delegado Ícaro Ruginski afirmou que as investigações apontam que os abusos eram praticados pelo suspeito, de 33 anos, que assumiu "informalmente" o crime, mas que a possibilidade da realização de exames em outros membros da família será analisada.

"Todas as hipóteses serão investigadas. Mas, a princípio, a indicação é de que os abusos tenham sido cometidos todos por ele. Informalmente, aos policiais, ele afirmou que realmente possuía alguma intimidade com a menina e fez abusos contra ela. Informalmente, enquanto ele está sendo conduzido para cá", afirmou.

"Essa possibilidade será checada pela Polícia de São Mateus, mas as investigações apontam que os abusos eram praticados por ele. Ele disse que os atos eram consentidos, mas não há consentimento com crianças de 10 anos. Ele falou que tinha relações com a menina desde 2019", continuou o delegado.

Além disso, Ruginski negou a informação de que a garota estaria fazendo um acompanhamento pré-natal na cidade de São Mateus e reforçou que o caso foi descoberto logo após a criança dar entrada no Hospital Roberto Silvares, na cidade do norte capixaba.

"Eu estive lá e verifiquei essa situação. Isso a princípio está descartado e em nenhum momento foi ventilada a possibilidade de ela estar em pré-natal antes de procurar pelo atendimento no dia 7", disse.

Vulnerabilidade social

O secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, confirmou que o o caso foi identificado como estupro no último dia 7 de agosto. Ele também informou que a menina é filha de uma mulher em situação de rua e é criada pelos avós.

"Essa criança vivia em situação de risco, é filha de uma mãe andarilha de São Mateus e vivia com os avós. Ela vivia em uma condição muito precária e passou a ser abusada por esse monstro, que estava solto por conta dessa prática de 'saidinha'. Agora esse caso prosseguirá com a investigação para que esse monstro fique preso e seja punido", disse Ramalho. O suspeito cumpria regime semiaberto durante o período em que a garota relata que houve estupros.

Agora, a criança, que teve a gravidez interrompida ontem, será acompanhada por uma equipe multidisciplinar.